Felgueirenses com maior facilidade de acesso a medicação

O Município de Felgueiras implementou o Programa abem: Rede Solidária do Medicamento no final de 2018 e, desde essa altura, já facilitou o acesso a milhares de embalagens de medicamentos por parte das famílias felgueirenses.

Através desta parceria, foram referenciados até 31 de dezembro de 2020, 88 beneficiários, correspondendo este número a 45 famílias.
O número de embalagens dispensadas aos beneficiários referenciados pelo Município de Felgueiras, totaliza 4.378 embalagens.

“A nossa preocupação foi sempre garantir que as pessoas especialmente vulneráveis, em termos económicos, não tivessem que escolher entre tomar a medicação e realizar outras despesas igualmente prioritárias como a alimentação ou a renda da habitação”, garantiu Nuno Fonseca.
Para o presidente da Câmara Municipal de Felgueiras “cada uma das mais de 4000 embalagens que conseguimos garantir representaram uma oportunidade de melhoria da qualidade de vida para os felgueirenses”.

A ajuda aos felgueirenses tem sido mais significativa desde o início da pandemia devido à instabilidade económica que algumas famílias atravessam.
Muitos residentes no concelho viram os seus rendimentos reduzidos, devido ao lay off e outros perderam os seus empregos.
Perante isto, foi criado o projeto “ Emergência abem: COVID- 19”.
No âmbito desta ação a autarquia tem articulado com as entidades referenciadoras e farmácias e agilizado a entrega dos medicamentos no domicílio dos beneficiários abem: inseridos nos grupos de maior risco face à pandemia.

“O balanço desta parceria é extremamente positivo”, afirmou a vereadora da Coesão e Acção Social.
“Por cada euro que o município investiu nesta parceria, a comunidade obteve 7,8 euros de retorno social”, frisou ainda Rosa Maria Pinto.

O beneficiário mais novo deste projeto tem 4 anos de idade e o mais velho 79 anos. A média de idades está nos 41,2 anos.

Recorde-se ainda que através do protocolo Vacinação SNS Local, a Câmara Municipal de Felgueiras permitiu aos felgueirenses vacinarem-se gratuitamente contra a gripe numa farmácia da sua preferência.

Através desta iniciativa que conta já com dois anos, o Município contribui para o cumprimento dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), nomeadamente Erradicar a Pobreza, Saúde e Qualidade, Reduzir as Desigualdades, Cidades e Comunidades Sustentáveis e Parcerias para a Implementação dos Objetivos.