Fechar Menu
Abrir Menu

Festivais Cinema de Animação

No mês de outubro e novembro decorreram as apresentações dos 7 filmes de animação criados pelos/as alunos/as que foram selecionados em 4 Festivais de Cinema de Animação, especificamente, Festival de Vídeo Escolar, com os filmes “Nunca Tinha Pensado Nisso” da Escola Secundária de Felgueiras; “Bravíssimas” da Escola Secundária Lixa; “Decapitada” do AE DRMM; “Amor Pandémico” do AE Idães.

Na Festa Mundial da Animação, participaram os filmes “(Pau)zado” do AE DRMM; “Amor Pandémico” do AE Idães; e “Snap Love” do AE Airães.

No Cinanima, concorreram os filmes “Amor Pandémico” do AE Idães; e “Snap Love” do AE Airães. No Ymotion, Festival de Cinema Jovem, concorreu o filme “HABEMUS MAMA” da Escola Profissional de Felgueiras. Participaram nestes festivais um total de 72 alunos/as e 12 professores/as.

O Município de Felgueiras, no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, em parceria com a Comunidade Intermunicipal Tâmega e Sousa, promoveu, ao longo do ano letivo 2019/2020 e 2020/2021, o projeto “Oficinas Cinema de Animação” nas escolas com 3ºciclo e secundário.

A dinamização das Oficinas de Cinema de Animação ficou a cargo de Abi Feijó, cineasta e produtor cinematográfico de animação com elevado reconhecimento nacional e internacional que no decorrer das sessões didáticas orientou, motivou e desenvolveu competências nos alunos para a criação de um pequeno filme de cinema de animação, em articulação com os docentes das turmas que integraram o projeto.

Em cada ano letivo foram identificadas 6 turmas, onde iniciaram com a visita virtual à “Casa-Museu de Vilar – A Imagem em Movimento”, instituição museológica, situada em Vilar do Torno e Alentém (concelho de Lousada), que se dedica ao Cinema de Animação.

Posteriormente foram realizadas as oficinas em contexto escolar, onde se selecionaram os temas e as técnicas a trabalhar, num trabalho articulado e de participação ativa de alunos e docentes em todo o processo criativo.

Mais notícias
“Vem ouvir pra contar”, traz o espírito natalício a todas as crianças…