Filmes dos melhores animadores e cineastas do mundo estiveram em Felgueiras

FLIP 2024 – Mostra Internacional de Animação é relevante para a educação e para a diversificação e enriquecimento da oferta cultural.

Felgueiras recebeu o FLIP 2024 – Mostra Internacional de Animação, um evento anual que celebra a arte do cinema de animação e que reúne os melhores animadores e cineastas do mundo. A realização desta iniciativa em Felgueiras, promovida pela Câmara Municipal foi orientada pela artista felgueirense Joana Antunes e pelo reputado cineasta e produtor cinematográfico Abi Feijó.

Foram centenas de pessoas, dos 8 aos 80 anos, que passaram pela Biblioteca e Arquivo Municipal de Felgueiras e que encontraram uma variedade de filmes de animação de todo o mundo, através de exposições, workshops e um filme concerto.

Ana Medeiros, vereadora da Cultura e da Educação salientou que “o acolhimento do FLIP 2024 – Mostra Internacional de Animação resulta de uma visão estratégica integrada entre a educação e a cultura. A par dos projetos educativos que temos vindo a desenvolver no município acerca do cinema de animação, é muito importante porque oferece aos alunos a oportunidade de assistirem ao evento internacional que lhes oferece o melhor da arte do cinema de animação, reunindo os melhores animadores e cineastas do mundo, o que é congruente com o Plano Nacional de Cinema, projeto que tem como objetivos formar públicos escolares para o cinema, dando-lhe instrumentos básicos para a compreensão cinematográfica, valorizar o cinema como arte e despertar o interesse para a educação. Ou seja, a Câmara Municipal dá, assim, continuidade à formação do público escolar nesta vertente pela importância para a sua educação, e simultaneamente diversifica e enriquece a agenda cultural para todas(os) os felgueirenses, que, muito em breve, encontrarão mais oferta de cinema na Casa das Artes”.

O primeiro dia foi dedicado à comunidade escolar, reunido cerca de 160 alunos. Estes fizeram uma visita guiada à exposição Cine ótica – Casa Museu de Vilar e à Exposição de Painéis dos workshops de cinema de Animação realizados com o Abi Feijó, por alunos das escolas de Felgueiras, nos anos de 2020 e de 2021, e assistiram às Curtas-metragens “6 Filmes M12 Juvenil”.

As portas do evento abriram-se depois, no dia seguinte, para a comunidade sénior. Começaram por visitar a referida exposição Cine ótica, assistiram às Curtas-metragens e participaram no Laboratório Cineseniores de Filosofia com Cinema, orientado por Elsa Cerqueira, vencedora do Teacher Prize 2021.

No fim de semana, várias famílias participaram nas atividades propostas. Depois da visita guiada à exposição Cine ótica participaram no Workshop de Animação – Frame, e à noite assistiram ao Cine Concerto Desligado “ A mulher daquela noite” de Yasujiro Ozu.

A exposição Cine ótica – Casa Museu de Vilar está patente na Biblioteca e Arquivo Municipal de Felgueiras até dia 28 de março, podendo agendar visita guiada mediante marcação através do email cultura@cm-felgueiras.pt.