Geração F debate a “Igualdade de Género”

Realizou-se no dia 26 de maio, na Biblioteca e Arquivo Municipal de Felgueiras, o segundo Debate Geração F, reunindo jovens do Ensino Secundário representantes de cada Agrupamento de Escolas e Escolas não Agrupadas do Município.

“Igualdade de Género” foi o tema abordado neste encontro que procurou promover o espírito cívico dos/as jovens através de uma conversa informal resultando em medidas concretas a implementar no dia-a-dia das escolas do Município de Felgueiras, neste caso em particular, para a igualdade e não-discriminação.

A moderação do debate ficou a cargo de Liliane Queirós, Conselheira Local para a Igualdade do Gabinete Humanamente Iguais. Integrou também o painel de debate a Professora Deolinda Mendes, Coordenadora do Projeto Educação para a Saúde da Escola Secundária de Felgueiras, que tem vindo a desenvolver projetos neste âmbito. O evento contou ainda com a presença a Senhora Vereadora da Educação, a equipa do Município, representantes de Agrupamentos de Escolas, Escolas não agrupadas e alunos/as da Associação de Estudantes dos Agrupamentos de Escolas e Escolas não Agrupadas.

A atividade Geração F consiste na realização de debates mensais, envolvendo os/as alunos/as do Ensino Secundário, nomeadamente das Associações de Estudantes. Tem como principais objetivos: aumentar a participação social dos/as jovens através da discussão de temas pertinentes, atuais e futuros, promovendo um maior envolvimento cívico e de inclusão; fomentar a equidade e a igualdade de oportunidades de expressão e de participação social; e potenciar a relação escola/comunidade, proporcionando um momento descontraído de diálogo, de partilha de perspetivas e de confronto de ideias.

Esta atividade decorreu no âmbito do IGEA Educa Felgueiras 21-23 | Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar que está a ser desenvolvido no Município de Felgueiras em parceria com a comunidade educativa concelhia.

Os Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar são cofinanciados pelo Fundo Social Europeu.