Fechar Menu
Abrir Menu

Geração F reflete sobre educação emocional  

O 7.º debate do Ciclo de Debates “Geração F” realizou-se no dia 27 de abril, no Auditório da Escola Secundária da Lixa, e a “Educação Emocional” foi o tema abordado, deixando um apelo à urgência de valorização das emoções em contexto escolar. 

O debate foi moderado por Márcia Costa – Psicóloga no Lar Maria Viana e autora do Programa de Promoção de Competências socio emocionais “Mentes (In)quietas”-, contribuindo para que aluno/as e demais presentes sentissem abertura para falar livremente sobre o tema, expressando a necessidade da promoção de programas de competências socio emocionais nas escolas. 

Na qualidade de representante das escolas, contámos com a presença de Alexandra Freitas – Psicóloga no Agrupamento de Escolas da Lixa -, abordando a implementação de estratégias e de programas de curta duração que têm vindo a ser dinamizados junto da população escolar privilegiando uma atitude mais positiva face aos acontecimentos do dia a dia, realçando a importância da família e da comunidade escolar como suporte emocional. A este nível, destacou-se também o Serviço de Psicologia e Orientação como um recurso de primeira linha neste âmbito. 

A atividade Geração F consiste na realização de debates mensais envolvendo os/as alunos/as do Ensino Secundário, nomeadamente das Associações de Estudantes. Tem como principais objetivos: aumentar a participação social dos/as jovens através da discussão de temas pertinentes, atuais e futuros, promovendo um maior envolvimento cívico e de inclusão; fomentar a equidade e a igualdade de oportunidades de expressão e de participação social; e potenciar a relação escola/comunidade proporcionando um momento descontraído de diálogo, de partilha de perspetivas e de confronto de ideias.  

Esta atividade decorreu no âmbito do IGEA Educa Felgueiras 21-23 | Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar que está a ser desenvolvido no Município de Felgueiras em parceria com a comunidade educativa concelhia.  

Os Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar são cofinanciados pelo Fundo Social Europeu.