Feira de Maio 2023

O Concelho de Felgueiras recebeu, no passado fim de semana, a Tradicional Feira de Maio.

Este ano o evento contou com uma novidade:  a “Feira Popular à Moda Antiga”, que encheu o espaço de cor e animação, para os milhares de visitantes que marcaram presença nesta festividade.

O público tinha à sua disposição uma enorme variedade de diversões: espetáculos de música e dança, animação de rua, que se estendia às ruas adjacentes da feira, com o propósito de espalhar o ambiente de uma Feira à moda antiga. O objetivo consistia em aliar diversão e tradição, criando a fusão perfeita.

Este ano o recinto contou com os habituais expositores de produtos regionais, artesanato, bijuteria, passeios a cavalo, jogos tradicionais, espetáculos de falcoaria e aves de rapina, bem como os tradicionais e muito procurados passeios de charrete, que permitiram, aos mais curiosos, um belo e agradável passeio pela cidade de Felgueiras.

A programação foi variada e para todos os gostos.  Na sexta-feira, dia 5 de maio o grupo “Às da Concertina” fez as delícias do público, brindando todos os presentes com um espetáculo cheio de alegria e animação.

No dia 6 de maio decorreu o 2.º Grandioso Desfile de Charretes Clássicas, que percorreu as principais ruas e avenidas da cidade. Estiveram presentes centenas de pessoas para assistir a este belo espetáculo, onde cavalos, cavaleiros e charretes lembraram a classe, elegância e a tradição da arte equestre. A animação noturna contou com a presença dos artistas Tânia Sampaio e Luizão Sampaio, que proporcionaram aos Felgueirenses mais uma noite de festa.

No domingo o dia começou com a feira de velharias, onde é possível encontrar e adquirir verdadeiras relíquias. Durante a tarde, decorreu o tradicional desfile de chamadeiras de gado envolto numa enorme moldura humana, que tem especial predileção por este tipo de iniciativa. Seguiu- se o apreciado jogo do pau e por fim subiram a palco quatro ranchos do concelho: Rancho Folclórico Infantil da Casa do Povo de Jugueiros; Rancho Infantil e Juvenil da Casa do Povo da Longra; Rancho Folclórico de S. Martinho de Penacova e o Rancho Folclórico de Santo André de Friande presenteando, deste modo, o público com mais uma belíssima e entusiasmante atuação encerrando esta iniciativa, da melhor forma, com a participação de todos os presentes.

As Tasquinhas com os tradicionais petiscos foram um sucesso ao longo de todo o evento, que terminou com um espetáculo de fogo ancestral iluminando o céu de Felgueiras, marcando, assim, o encerramento da Feira de Maio 2023.

Reveja aqui os melhores momentos.