Impacto da tecnologia nos mais novos debatido na 4ª Tertúlia

No dia 20 de abril de 2023, pelas 20h30, realizou-se a 4.ª Tertúlia do Ciclo de Tertúlias | Desafios da Educação no séc. XXI, promovida pelo Município de Felgueiras no âmbito do projeto IGEA Educa Felgueiras 21 – 23 | PIICIE no Auditório da Biblioteca e Arquivo Municipal de Felgueiras, sobre o impacto das novas tecnologias na geração alfa.

Como orador convidado esteve o Professor Doutor António Luís Valentedo Centro de Competência TIC na Educação, do Instituto de Educação, da Universidade do Minho – doutorado em Estudos da Criança, especialidade de Tecnologias de Informação e Comunicação, e investigador colaborador no Centro de Investigação em Educação (CIEd) – que procurou, em torno do tema em debate, trazer uma visão abrangente sobre as reações às novas tecnologias, incluindo a Inteligência Artificial (IA), e do quão importante é encontrar um equilíbrio entre a conetividade virtual e o contacto real para a geração alfa (nascidos/as após 2010).

Perante uma plateia com cerca de 41 participantes, entre docentes, psicólogos/as, técnicos/as de equipas multidisciplinares e encarregados/as de educação, o orador captou o interesse da audiência, criando uma dinâmica muito interessante de debate e partilha de preocupações assim como de boas práticas.

A 5ª Tertúlia será dedicada ao tema “Empreendedorismo e Empregabilidade”, em data a divulgar brevemente.

Os Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar são cofinanciados pelo Fundo Social Europeu.