IGEA Educa Felgueiras 21-23 proporcionou uma semana na Universidade Júnior a alunos/as do 11.º ano de escolaridade

No âmbito do IGEA Educa Felgueiras 21 – 23 | Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, em colaboração com os Agrupamentos de Escola e Escolas não Agrupadas do Município de Felgueiras, 15 alunos/as do 11.º ano beneficiaram de uma semana na Universidade Júnior do Porto, no âmbito do PDV11 – Programa de Desenvolvimento Vocacional.

O Programa de Desenvolvimento Vocacional, decorreu ao longo do 3.º período do ano letivo 2021/2022, contando com a participação de 51 alunos/as do Ensino Regular e Profissional. Contemplou a implementação de 4 sessões para exploração do autoconhecimento, dos interesses e preferências académicas e profissionais, e do ingresso no Ensino Superior. Este programa culminou com a seleção de 15 alunos/as que, em julho e em setembro, frequentaram uma semana na Universidade Júnior, nas Faculdades de Medicina, de Engenharia, de Belas Artes, de Letras e de Ciências, da Universidade do Porto.

O PDV11, tem como principais objetivos: contribuir para a estruturação de um plano de crescimento vocacional e profissional; facilitar o processo de escolha ou (re)definição do percurso escolar e profissional, e proporcionar ações de experiência concreta, observação reflexiva e experimentação ativa, através da conversa com um/a Profissional da área profissional de interesse dos/as alunos/as.

Os Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar são cofinanciados pelo Fundo Social Europeu.