“Felgueiras, Música e Património” de 22 de outubro a 05 de novembro

CICO_Ciclo Internacional de Concertos de Órgão”, “FIOMS_Festival Internacional de Órgão e Música Sacra” e “Arte e Cultura em Circulação pelo Património a Norte” farão parte da programaçãode Outono 2022.

No desenvolvimento de uma estratégia cultural em rede, a Câmara Municipal de Felgueiras associa-se ao Conservatório de Música de Felgueiras, à Direção Regional da Cultura do Norte, e à Diocese do Porto,  e apresenta a programação cultural de Outono 2022, “Felgueiras Música e Património”.

No seguimento de um projeto estruturante de anos anteriores, em associação com Conservatório de Música de Felgueiras, o “CICO_Ciclo Internacional de Concertos de Órgão”, de forma descentralizada, percorrerá vários espaços do concelho de Felgueiras entre 22 de outubro a 5 de novembro.

Este ano o “CICO” contará com a presença de Sean Maxwell, prestigiado organista Norte-americano, atualmente radicado na Áustria, do Coro Madrigal (França) e da Orquestra António Fragoso, num concerto integrado na Temporada Portugal-França 2022, do projeto In Vino Música com o organista Ricardo Toste, num concerto inédito na Cooperativa Terras de Felgueiras , entre muitos outros ( dia 23 Igreja de Margaride, dia 28 Mosteiro de Pombeiro, dia 30 Igreja de Caramos, dia 4 de novembro no Mosteiro de Pombeiro, dia 5 de novembro em Sendim).

Em associação com a Diocese do Porto, os Municípios de Felgueiras, Porto, Maia, Valongo, Gondomar, Arouca, Oliveira de Azeméis, levam a cabo o “FIOMS_Festival Internacional de Orgão e Música Sacra”, que decorre entre 13 de outubro a 6 de novembro. Em linha com os grandes festivais internacionais de órgão realizados no Porto até 2015, o “FIOMS” tem o objetivo de preservar, promover e valorizar o vasto e rico património organístico da Diocese do Porto. A Participação de Felgueiras no “FIOMS” ocorrerá no dia 29 de outubro, à noite.

Em associação com a Direção Regional da Cultura do Norte e os Municípios de Arouca, Miranda do Douro e Alfandega da Fé, Felgueiras leva a cabo a sua participação no projeto “Arte e Cultura em Circulação pelo Património a Norte”. No próximo dia 29 de outubro, no Mosteiro de Pombeiro, acontecerão visitas guiadas e orientadas ao Mosteiro, showcooking, degustação e música ao vivo.

Recheado de atividades de âmbito internacional, nacional, regional e local que pretendem afirmar a riqueza cultural, patrimonial e arquitetónica concelhia, o cartaz apresenta um conjunto de projetos financiados pela República Portuguesa, Direção Regional da Cultura do Norte, e Diocese do Porto.

Nos dias 28 e 29 de outubro, o Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, estará em particular destaque na medida em que se juntarão num mesmo espaço de particular importância patrimonial para o Concelho de Felgueiras atividades dos projetos “CICO_Ciclo Internacional de Concertos de Órgão”, “Arte e Cultura em Circulação pelo Património a Norte” e “FIOMS_Festival Internacional de Órgão e Música Sacra”.

Na sexta feira, dia 28, pelas 21:30, inserido no “CICO_Ciclo Internacional de Concertos de Órgão”, o Conservatório de Música de Felgueiras apresentará um concerto de Órgão de Tubos levado a cabo por João Santos, prestigiado organista da Catedral de Leiria.

No sábado, dia 29 de outubro, inserido no projeto  “Arte e Cultura em Circulação pelo Património a Norte”, em parceria com a Direção Regional da Cultura Norte, teremos a apresentação de uma aplicação para telemóveis, que possibilita aos utilizadores visitarem e ficarem a conhecer melhor o Mosteiro de Pombeiro, seguindo-se um showcooking e degustação conduzida pelo reconhecido Chefe Renato Cunha, e um concerto protagonizado pelo grupo Lisboa String Trio.

À noite, O Festival Internacional de Órgão & Música Sacra, promove um espetáculo, protagonizado pelo organista espanhol Pablo Márquez Caraballo, pelo Coro Audivi Vocem e pelo Tenor felgueirense Hélder Bento.

Toda a programação que faz parte do “Felgueiras, Música e Património” é de elevada qualidade e reconhecimento nacional e internacional, com entradas livres e gratuitas limitadas à capacidade instalada.

Veja a agenda aqui:

Felgueiras – Música & Património – 22 Out a 5 Dez 2022