Imagens do Parlamento Português expostas em Felgueiras

Foi ontem inaugurada a exposição “Imagens do Parlamento Português” da Assembleia da República, que estará patente na Biblioteca e Arquivo Municipal de Felgueiras até ao dia 31 de outubro.

Na sessão inaugural, apresentada por representantes da Assembleia da República, estiveram presentes o Presidente da Assembleia Municipal, José campos, o Deputado da Assembleia da República, António Faria e a vereadora da Cultura, Ana Medeiros.

A vereadora sublinhou a importância do órgão de soberania exposto na mostra: “Recordamos a Revolução de 5 de outubro de 1910 com uma evocação à democracia através da exposição sobre o parlamento nacional que representa todos os cidadãos portugueses”.

Numa ação que teve a participação de mais de duas dezenas de alunos da Escola Profissional de Felgueiras, a autarca desafiou os jovens a trazerem os colegas e as famílias à exposição “que aborda a evolução política nacional desde a implantação do Liberalismo em 1820 até à atualidade, sendo em simultâneo uma mostra do edifício que acolhe a Assembleia da República – o Palácio de S. Bento”.

Recua à sua fundação como mosteiro em 1598, apresenta a transformação em Palácio das Cortes em 1833 e, posteriormente, no edifício monumental e palaciano que hoje conhecemos. À história do Parlamento, a partir de 1976, é dedicada especial atenção com referência aos partidos políticos representados e ao funcionamento deste Órgão de Soberania. O objetivo é aproximar o Parlamento dos cidadãos e deixar registo da história, da identidade, e do traçado arquitetónico da Casa da Democracia.

A exposição poderá ser visitada até ao dia 31 de outubro, durante o horário de funcionamento da Biblioteca e Arquivo Municipal (2ª a 6ª feira, das 9h00 às 18h00; sábado, das 14h30, às 18h30).