Felgueiras recebe a Supertaça Carlos Meinêdo de Pólo Aquático no sábado

A Tranquilidade Supertaça Carlos Meinêdo 2023, masculina e feminina, realiza-se na Piscina Municipal de Felgueiras no próximo sábado, 7 de outubro, com transmissão em direto na Natação TV. Uma organização da Federação Portuguesa de Natação com o apoio da Câmara Municipal de Felgueiras.

STREAMING: Tranquilidade Supertaça Carlos Meinêdo – NataçãoTv (natacao.tv)

Na competição feminina, o Benfica defronta o Cascais WP às 15h00.

Na final masculina, o Vitória SC encontra Paredes Polo Aquático às 17h30.

As cerimónias protocolares serão realizadas no final de cada jogo (primeiro em femininos e depois masculinos).

A Supertaça Carlos Meinedo é disputada entre o vencedor ou finalista da Taça de Portugal e o vencedor do Campeonato Nacional, em masculinos teve o seu início na época de 1986/87, com um interregno entre 1989 até 2002.

Em 2003 retomou e com a designação de Carlos Meinedo, em homenagem ao então, falecido treinador de Pólo Aquático do FOCA – Clube de Natação de Felgueiras, assumindo a FPN a realização da mesma, na Piscina Municipal de Felgueiras, desde então, fazendo na presente edição 20 anos da sua realização, de homenagem ao principal impulsionador do Pólo Aquático em Felgueiras.

Na competição feminina, que se realiza desde 2003, o tetracampeão nacional Benfica venceu também as últimas quatro edições da supertaça: o seu primeiro troféu em 2017/18 frente ao Fluvial Portuense; em 2018/19 e 2020/21 frente ao CA Pacense; e 2022/23 frente ao Clube Fluvial Portuense (17-12).

No total, o Fluvial Portuense soma 10 troféus, o Benfica, quatro (4), Amadora, três (3) e Salgueiros, um (1).

Na competição masculina, os tetracampeões nacionais, Vitória SC, conquistaram os troféus da supertaça nas edições 2020/21 e 2018/2019 em masculinos, precisamente, frente ao Fluvial Portuense, com quem perderam na edição de 2022/2023. A Supertaça não foi disputada em 2019/20 devido à pandemia.

O Sport Comércio e Salgueiros é o clube com mais troféus,  sete (7), seguido pelo Paredes e Clube Fluvial Portuense, com três (3), Portinado e Vitória Sport Clube dois (2) e o CDUP, Sport Algés e Dafundo e o Clube Propaganda Natação são os restantes vencedores, todos com um (1), respetivamente.

Entrada livre, nas Piscinas Municipais de Felgueiras, que tem vindo a encher, para o arranque da época desportiva do Pólo Aquático, que acontece, há 20 anos, em Felgueiras.