Fechar Menu
Abrir Menu

Inquérito ✅ | A participação cívica dos e das jovens em Portugal

O IPDJ, em colaboração com a Associação Oficina de Planeamento e Participação encontra-se a desenvolver o documento «Linhas Estratégicas para a Promoção da Participação Jovem».

Este documento tem como objetivo definir o enquadramento para a promoção da participação jovem, alinhado com os principais documentos nacionais e internacionais nesta área, em particular a Estratégia da UE para a Juventude 2019-2027, a Estratégia para o Setor da Juventude 2030 do Conselho da Europa, o Plano de Ação para a Democracia Europeia da Comissão Europeia, a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU, o Programa Mundial de Ação para a Juventude da ONU e o Plano Nacional para a Juventude.

O declínio demográfico, o despovoamento do interior e o envelhecimento da população, bem como as incertezas face ao futuro em virtude da globalização, das alterações climáticas, das mudanças tecnológicas, do populismo, da discriminação e das notícias falsas, são algumas das razões que tornam necessário o reforço das políticas públicas promotoras da participação dos e das jovens.

Estes/as encontram-se tradicionalmente sub-representados/as nos processos de tomada de decisão que os/as afetam, embora o seu envolvimento seja indispensável para uma democracia pluralista, mais participativa, que seja capaz de potenciar o envolvimento da população jovem.

É fundamental que este processo conte com a participação ativa dos e das jovens, iniciando-se com um inquérito cujo objetivo é a recolha de informação sobre a participação cívica dos e das jovens em Portugal.

Se tens entre 14 e 30 anos participa no preenchimento do inquérito em: https://forms.office.com/e/GhgdkHL4Lw .

Mais notícias
Eleições Europeias 2024