Jornadas técnicas – Ações para redução dos fogos rurais e florestais – Vigilância e dissuasão

Realizou-se no Auditório da Biblioteca Municipal de Felgueiras, as Jornadas Técnicas “Ações para Redução dos Fogos Rurais e Florestais – Vigilância e Dissusão”, uma acção conjunta promovida pela Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF), pela Guarda Nacional Republicana (GNR) e pelo Instituto da Conservação da Naturesa e Floresta (ICNF). Contou com a presença dos Gabinetes Técnicos Florestais (GTF) e com os Núcleos de Proteção do Ambiente (NPA) da GNR do distrito do Porto.

Esta jornada para além da apresentação institucional da AGIF e do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR), visou essencialmente a interação entre os intervenientes com o objetivo de apurar as prioridades de intervenção para ações que concorrem para a redução de ignições, como a vigilância e dissuasão.

Apesar de se verificar atualmente uma tendência na redução do número de ignições, os indicadores de área ardida encontram-se superiores às metas estabelecidas no Plano Nacional da Defesa da Florestas Contra Incêndio (PNDFCI). O elevado número de ocorrências que ainda se verifica constitui uma das maiores vulnerabilidades do sistema quando se excede a capacidade de resposta do dispositivo de combate.

Por esse motivo, esta jornada técnica visou planear e executar ações que contribuam da forma mais eficaz para a redução de ignições.