Pão de Ló e cavacas de Margaride estão entre os finalistas das 7 maravilhas doces de Portugal

O Pão de Ló de Margaride e as Cavacas de Margaride, produtos gastronómicos distintivos de Felgueiras, estão entre os 420 finalistas das 7 Maravilhas Doces de Portugal.

Na sequência da candidatura municipal de Felgueiras, apresentada pela Câmara Municipal às 7 Maravilhas Doces de Portugal, com as maravilhas identitárias e doces do concelho, os produtos de Felgueiras foram eleitos pelo júri e passaram à 2ª eliminatória deste concurso.
Às Maravilhas Doces de Portugal candidataram-se 907 doces de todo o país e estão apurados 420, entre os quais as Cavacas de Margaride, na categoria de Biscoitos e Bolo Seco e o Pão de Ló de Margaride, na categoria de Doce de Território.

Os doces de Felgueiras já se distinguiram e estão entre os 21 melhores do distrito do Porto.

Na próxima eliminatória serão distinguidos 140 doces a serem revelados a 7 de maio e serão votados pelo público em 20 programas de daytime, a emitir em direto pela RTP, nos meses de julho e agosto. De cada programa na RTP sai um pré-finalista que passa às semifinais.
Uma novidade desta edição é a existência de um Grande Júri, órgão de deliberação constituído por 7 figuras do espaço mediático, que será responsável pela da repescagem de 8 candidatos que se irão juntar aos 20 pré-finalistas apurados pelo público, resultando numa lista de 28 pré-finalistas.

Os 28 pré-finalistas são divididos por sorteio pelas duas semifinais, nos dias 24 e 31 de agosto, dois programas em direto na RTP1, transmitidos em horário nobre. Em cada semifinal são apurados os 7 doces, aqueles que tenham mais votos contabilizados. Nesta fase os 7 elementos do Grande Júri assumem grande preponderância, comentando e provando os Doces.

A Gala Finalíssima decorre a 7 de setembro de 2019 e será transmitida pela RTP1, em horário nobre. Dos 14 finalistas apurados vão ser eleitos 7 doces pelos portugueses como 7 Maravilhas de Portugal.