Município de Felgueiras investe 750 mil euros na Requalificação do Santuário de Santa Quitéria

Empreitada iniciará durante o mês de fevereiro de 2021

A autarquia vai proceder às obras de requalificação do espaço envolvente ao Santuário de Santa Quitéria, uma obra que aliará o local de o culto religioso, à belíssima paisagem, aos elementos naturais e aos espaços de lazer que tornarão este local único para os visitantes disfrutarem.

O presidente da Câmara Municipal, Nuno Fonseca considera “esta intervenção  de grande importância para o concelho, pelo valor sentimental que todos os felgueirenses têm por aquele espaço”
Nuno Fonseca sublinha que as obras prosseguem porque o concelho tem que estar preparado para a retoma económica que haverá depois desta crise social e económica.

“Uma das nossas apostas continuará a ser também a promoção turística do concelho.
Pretendemos com isto contribuir para impulsionar o comercio local.
Todos juntos alavancaremos a economia concelhia, que depois desta pandemia precisará mais do que nunca de consumidores.

”O Monte de Santa Quitéria é a referência paisagística dominante da cidade de Felgueiras, é utilizado como o espaço de lazer e convívio de eleição da cidade de Felgueiras, quer para os felgueirenses que o procuram diariamente seja por lazer, seja para a sua manutenção física, quer para os outros visitantes, extra concelhios, nomeadamente nas diversas peregrinações e romarias que acolhe.

O projeto prevê a requalificação, ao nível das vias, da plataforma e dos canteiros laterais, assim como prevê a realização de obras de beneficiação das instalações sanitárias e o arranjo paisagístico do terreno localizado na parte Sul/Poente da Alameda, entre esta e a Rua Pont  S. Maxence.
Aqui os felgueirenses e visitantes disfrutarão de uma paisagem invejável sobre o núcleo central da cidade, com as condições adequadas para a realização de refeições informais ao ar livre.

A melhoria da comodidade e segurança de quem utiliza e usufrui deste espaço guiou o desenho da solução, incluindo cuidados acrescidos com a acessibilidade inclusiva.
Para o efeito, foi prevista iluminação led reforçada, pavimentos pedonais confortáveis, assim como as faixas pitonadas e estriadas, como elementos de tato adaptados a invisuais.

A área total de intervenção é de 27.180,00 m2, sendo 14.100,00 m2 respeitante à parte da Alameda Central e 13.080,00 m2 à requalificação da parte Sul / Poente da mesma e o valor da obra rondará os 750 mil euros.