Município de Felgueiras promove o empreendedorismo jovem através de Concurso de Ideias

empreendedorismo jovem

O Município de Felgueiras, no âmbito do projeto IGEA Educa Felgueiras, promoveu ao longo do ano letivo 2022/2023 a atividade “Sou Empreendedor@” na área do Empreendedorismo e Cidadania, tendo participado na mesma 168 alunos/as do ensino secundário. O trabalho desenvolvido culminou com a realização de um Concurso de Ideias Empreendedoras que decorreu no dia 29 de maio, no Auditório da Biblioteca e Arquivo Municipal de Felgueiras, onde estiveram a concurso 30 ideias de negócio concebidas e desenvolvidas pelos/as alunos/as dos Agrupamentos de Escolas da Lixa, Airães, Idães, Dr. Machado de Matos, Escola Secundária de Felgueiras e Escola Profissional de Felgueiras.

Os/as alunos/as tiveram a oportunidade de subir a palco e fazer as suas apresentações perante um júri constituído por 5 elementos, Ana Medeiros Vereadora da Educação, Paula Gil do Centro de Formação Profissional da Indústria do Calçado, Dulce Ribeiro do Centro de Emprego do Tâmega e Sousa, Marisa Ferreira da Escola Superior de Tecnologia e Gestão e Renato Luís da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa.

A atividade “Sou Empreendedor@” é um programa de capacitação e sensibilização para o empreendedorismo em contexto escolar, dirigido a alunos/as do 10º ano do ensino secundário, regular e profissional. Entre novembro de 2022 e maio de 2023, contemplou a execução de colóquios e workshops junto dos/as alunos participantes, que, em contexto de sala de aula, desenvolveram e criaram ideias e soluções de produtos e/ou serviços inovadores.

O júri do concurso avaliou as equipas de acordo com o potencial do produto/serviço para o mercado, a sua exequibilidade e desenvolvimento e o carácter inovador. De entre as ideias apresentadas de elevada qualidade e inovação, foram vencedoras seis ideias:

1ª lugar:

Ideia: “Showers.PEGT”- Chuveiro com compartimentos para colocar produtos (shampoo, gel de banho, condicionador) que liberta o produto colocado quando acionado no botão e automaticamente desliga a água.

Autoria:Tatiana Guimarães, Énio Sousa, Gonçalo Pereira, José Tomás, Louis Patrick e Pedro Ferreira da Escola Secundária de Felgueiras

Ideia: “Odd Jobs” – Serviço digital (aplicação para descarregar para o telemóvel) que reúne informações sobre prestadores de serviços locais (eletricista, cabeleireira, etc.) e permite contratar um profissional tendo em conta o serviço pretendido, com funcionamento 24h.

Autoria:Márcia Castro, Tiago Costa, Beatriz Pereira, Sara Sousa e Luciana Antunes do Agrupamento de Escolas Dr. Machado de Matos

Ideia: “AirPods + Clean” – Kit que inclui um par de AirPods e um anexo de limpeza, especialmente projetado para os fones (remove sujeira, poeira e cera).

Autoria:Leandra Machado, Lara Teixeira, Filipa Ferrás, Luciana Marques e Joana Ribeiro do Agrupamento de Escolas da Lixa

Ideia: “MedCubby” – Dispositivo eletrónico compatível com a cadeira de rodas, em forma de mini tablet, com alarme sonoro e um pequeno compartimento para medicação.

Autoria:Tiago Fernandes, Angelina Martins, Inês Silva, Duarte Gonçalves e Tiago Costa do Agrupamento de Escolas de Idães

Ideia: “Tecno Cube” – Quadro elétrico para colocar na entrada da casa, que contém as várias divisões da casa, e permite visualizar e desligar as luzes que se encontram acesas sem necessidade de se deslocar à própria divisão.

Autoria:João Guimarães, Hugo Teixeira, Pedro Silva, Rafael Coelho e Pedro Teixeira do Agrupamento de Escolas de Airães

Ideia: “Válvula Energética” – Válvula para produção de energia, onde a válvula roda com a queda das chuvas nos caleiros.

Autoria:Miguel Ribeiro, Sérgio Oliveira, Tiago Teixeira, João Pereira da Silva, Rúben Sampaio e Afonso Alves da Escola Profissional de Felgueiras

As seis ideias vencedoras foram contempladas com o prémio de uma Missão Empreendedora à cidade de Aveiro.

A Vereadora da Educação, Ana Medeiros, realçou que o “sucesso desta iniciativa se deve, em primeiro lugar, aos alunos que agarraram o desafio com determinação e em segundo lugar, aos docentes que incentivaram e apoiaram os alunos na consolidação das ideias”.

Como fator surpresa deste concurso, contamos com a presença do Presidente do Município, Nuno Fonseca, que incentivou os/as alunos/as a terem atitudes empreendedoras e anunciou a todas as turmas e alunos/as participantes que o Município de Felgueiras lhe proporcionará uma visita à Assembleia da República em Lisboa.

Esta atividade decorre no âmbito do IGEA Educa Felgueiras 21-23 | Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar que está a ser desenvolvido no Município de Felgueiras em parceria com a comunidade educativa concelhia.

Os Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar são cofinanciados pelo Fundo Social Europeu.