Novenas a Santa Quitéria 2023

Chuva não demoveu a fé dos Felgueirenses.

Nem a chuva que se fez sentir, na manhã do passado dia 28 de maio, impediu a realização das Novenas a Santa Quitéria. A antiga tradição religiosa repetiu-se, tendo o percurso iniciado, pelas 9h30, nos Paços do Concelho, percorrendo todas as capelinhas até ao Santuário.

De realçar que, este ano, a iniciativa se enquadrou na I Romaria em honra de Santa Quitéria, organizada pela Confraria do Imaculado Coração de Maria e Santa Quitéria à qual o Município fez questão de se associar.

Os participantes, devidamente protegidos com guarda chuvas, entoaram cânticos ao longo de todo o trajeto, trazendo a Felgueiras a lembrança desta tradição. Nas ruas e à janela foram muitos os curiosos que quiseram ver a passagem das novenas rumo ao epicentro do evento – o Santuário de Santa Quitéria.

À chegada foram acolhidos por uma enorme moldura humana, que envolvia a escadaria do Santuário. Cada novena prestou homenagem a Santa Quitéria depositando flores junto à sua barquinha, sendo posteriormente recebidos pela Vereadora da Cultura, Ana Medeiros, e pelo Juiz da Confraria de Santa Quitéria, José Carlos Barbosa.

Seguiu-se a celebração da Eucaristia, que teve início às 11h00, marcada pela presença de centenas de crentes e pelo executivo da Câmara Municipal de Felgueiras, que fez questão de participar nesta festa tão enraizada na cultura religiosa da comunidade Felgueirense.

De lembrar que, este ano, participaram um total de 26 novenas: 18 constituídas por adultos e oito por crianças, atingindo um total de 260 participantes, o que muito orgulha a organização desta iniciativa.