Companhia Nacional de Dança Contemporânea de Angola recebida na Câmara Municipal de Felgueiras

O vereador do Turismo e Atividades Empresarias, Joel Costa, recebeu na manhã de sábado, dia 26 de outubro, na Câmara Municipal a direção e bailarinos da Companhia Nacional de Dança Contemporânea de Angola. Durante o acolhimento foram brindados com uma apresentação de Felgueiras, com especial enfoque nas vertentes cultural e artística evidenciada num interesse mútuo na partilha de sinergias entre as entidades presentes.

Durante o tempo de permanência no nosso concelho, foram convidados a visitar o Museu da Casa do Pão de Ló de Margaride, a Villa Romana de Sendim, Santa Quitéria e o Mosteiro de Pombeiro.

Esta companhia dinamizou ainda uma Masterclass na qual participaram a Academia de Dança de Felgueiras, Academia de Dança Nun’alvares – ADN e o Estúdio 9.

A presença desta Companhia de Dança no nosso concelho culminou com chave de ouro, num memorável espetáculo de dança “O Monstro Está em Cena” , dia 27 de outubro,  integrado programação da Casa das Artes de Felgueiras, que convidou à reflexão sobre o ser humano enquanto protagonista de um mundo onde cresce a violência, o individualismo e a intolerância. Os novos modelos capitalistas baseados no consumismo e nos conflitos entre os diferentes grupos étnicos, religiosos ou políticos, promovem o surgimento de novos “muros” e a resignação perante as assimetrias entre fausto e miséria. As questões de género e a condição de inferioridade imposta à mulher são, igualmente, alvo desta desconfortante introspeção sobre a condição humana.