Obras de requalificação da Praça da República iniciam em breve

A Câmara Municipal de Felgueiras vai proceder às obras de requalificação da parte Sul da Praça da República e às duas principais vias de acesso à Praça – Avenidas Agostinho Ribeiro e Avenida Ribeiro de Magalhães.

O presidente da Câmara, Nuno Fonseca, sublinha que “a intervenção na área principal da cidade, onde estão instalados a maioria dos serviços e os edifícios mais emblemáticos vai trazer uma maior dinâmica económica e social ao concelho”.

O autarca refere que o projeto “totalmente elaborado pelos técnicos da Câmara Municipal foi desenvolvido com o objetivo de dar primazia à circulação pedonal, através da colocação de passeios mais largos e acessíveis e de devolver à população um espaço de congregação, estadia e convívio”.

Nuno Fonseca sublinha ainda que o estudo contemplou a criação de uma maior fluidez de circulação automóvel: “o projeto foi pensado não só para criar uma maior homogeneidade em toda a malha urbana, mas também prevê resolver o encaminhamento do trânsito, dada a alteração e o impedimento de se circular da Praça da República para a Av. Dr. Leonardo Coimbra. Ainda a pensar na melhoria da circulação no centro da cidade está prevista a criação de mais um ponto de acesso rodoviário e melhores acessibilidades às bolsas de estacionamento situadas nas Portas da Cidade. Queremos com isto resolver os problemas de trânsito e de estacionamento existentes no centro da cidade”.

Mais zonas de Lazer, melhores acessibilidades, melhor circulação pedonal

A remodelação da praça, vem torná-la num espaço nobre da cidade. Ficam assim reunidas as condições de acessibilidade, com a implementação de zonas de trânsito, privilegiando-se o peão, procedendo-se à interligação da ciclovia que está em construção na Av. Dr. Leonardo Coimbra, com a Av. Agostinho Ribeiro até sensivelmente à Praça da Comunidade Lusíada e a ligação com a Av. Ribeiro de Magalhães (fim do cruzamento com da Praça da República).