Participação de Felgueiras no XANTAR 2020 – 21º Salão Internacional de Turismo Gastronómico – Galiza decorreu com sucesso

O município de Felgueiras numa parceria com a associação empresarial de Felgueiras voltou a marcar presença no XANTAR 2020 – 21º Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que se realizou de 5 a 9 de fevereiro de 2020, em Ourense na Galiza, Espanha.

Esta participação posicionou-se numa orientação da estratégia de desenvolvimento turístico de Felgueiras, nas vertentes de capacitação dos agentes económicos; da promoção da oferta turística estruturada, tendo como âncora o vinho verde e a gastronomia de Felgueiras, num importante mercado emissor e de muita proximidade; nas sinergias com outros setores de atividade e em networking com operadores turísticos. O espaço de Felgueiras no XANTAR 2020, com 35m2, teve uma localização privilegiada, mesmo no centro do pavilhão, junto ao espaço do Turismo do Porto e Norte, marca “umbrela” do turismo regional.
No dia de abertura do XANTAR 2020, Felgueiras recebeu a visita de Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo, que referiu o valor dos produtos e da oferta turística de Felgueiras salientando a dinâmica dos eventos dando ênfase ao acolhimento do WRC – Vodafone Rally de Portugal. Foi um dia muito produtivo para a promoção turística bem como para a capacitação dos agentes económicos da restauração de Felgueiras que participaram em showcookings, catas comentadas de vinhos entre outras experiências e ações de interesse para a formação dos empresários e trabalhadores do setor. O dia contou com a presença de Joel Costa, vereador das atividades empresariais e turismo e de José Campos, presidente da assembleia municipal.

No segundo dia da participação no XANTAR 2020, em Ourense, Espanha, o município de Felgueiras obteve uma interessante recetividade por parte de operadores turísticos espanhóis para a integração do destino “Felgueiras” em roteiros no norte de Portugal, que incidem sobretudo no Porto, sendo de salientar o interesse revelado pelo enoturismo, pela gastronomia, pelos novos empreendimentos turísticos, pelos monumentos da rota do românico, pelas empresas do roteiro de turismo empresarial e pelas experiências dos grandes eventos que se vão realizar ao longo do ano. A apresentação do “Bacalhau à Felgueiras” pela Câmara Municipal e o showcooking realizado pelo Restaurante Quinta da Laranjeira (que teve a companhia de colegas da restauração) mereceram uma crítica muito favorável incluindo dos chefs de cozinha presentes. Serviu-se um espumante de boas-vindas e o bacalhau foi harmonizado com um branco Terras de Felgueiras. O pleno aconteceu com uma degustação de Pão de Ló de Margaride!

No sábado, dia dedicado a Felgueiras, a atividade promocional do concelho foi intensa, quer no stand com promoção de produtos e eventos, quer com a participação de Nuno Fonseca, presidente da câmara municipal, no ato central do dia, onde se evidenciou a atratividade da oferta turística de Felgueiras tendo como estímulo os produtos de qualidade e os grandes eventos a realizar em Felgueiras durante o ano, tais como: Rally Serras de Fafe e Felgueiras e o WRC – Vodafone Rally de Portugal sendo os espanhóis muito aficionados deste desporto, bem como: Sabores IN Gastronomia & Vinhos, Festival do Pão de Ló, Festas de S. Pedro, com o emblemático Cortejo das Flores, Vinho Verde & Street Food e Sousões Trail. Houve também uma visita oficial ao stand de Felgueiras, uma componente de animação cultural pelo Rancho Folclórico de Macieira da Lixa e a participação no programa “Aqui Galicia” da TV Galicia onde o Rancho Folclórico de Macieira da Lixa atuou e Joel Costa, vereador das atividades empresariais e turismo, participou para promover Felgueiras.

Os vinhos de Felgueiras foram também apreciados, numa harmonização com pratos de marisco/peixe, em três showcookings do município de Matosinhos, uma parceria que acrescentou valor bilateral.