Projeto Experimenta Ciências dinamizado nas escolas do 1ºCEB no ano letivo 2018/2019 culmina com exposição Itinerante na Praça das Artes

O Município de Felgueiras, no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, em parceria com a Comunidade Intermunicipal Tâmega e Sousa, promoveu, ao longo do ano letivo 2018/2019, o projeto “Experimenta Ciências” nas escolas do 1º ciclo da rede de ensino pública.

Esta atividade é dirigida a todos/as os/as alunos/as de 3.º e 4.º anos de escolaridade e tem como objetivo promover, através de atividades práticas e experimentais, a aprendizagem na área das ciências.

Mais de 950 alunos/as beneficiaram deste projeto e desenvolveram um total de 16 experiências, cujas temáticas vão de encontro aos conteúdos curriculares, na qual a componente experimental se assume como uma forma interessante e motivadora de consolidação de aprendizagens.

No sentido de também envolver os/as docentes neste projeto, foram realizadas previamente sessões de capacitação dirigidas aos/às docentes dos 3.º e 4.º anos de escolaridade, as quais decorreram nos laboratórios da Escola Básica e Secundária Dr. Machado de Matos. Mais de 30 docentes participaram e experimentaram as atividades previstas desenvolver contexto de sala de aula com os/as alunos/as.

Este projeto foi avaliado muito positivamente, quer por parte dos/as docentes, quer dos/as pequenos/as cientistas, que manifestaram entusiasmo e interesse manter as atividades experimentais no próximo ano letivo.

O Projeto “Experimenta Ciências” vai apresentar uma Exposição Itinerante nos dias 25, 26 e 27 de julho, na Praça das Artes. A exposição é dirigida à comunidade e durante estes três dias, convidam-se as famílias a experimentarem ciências e a divertirem-se na descoberta científica. A entrada é livre, poderão visitar esta Exposição nos dias 25 e 26 de julho, das 10h00 às 12h30 e das 14h30 às 17h30 e no dia 27 de julho, das 15h00 às 21h00.

Este programa é co-financiada pelo Fundo Social Europeu e pelo Norte 2020.