Curso intensivo de verão o teatro na escola – Apresentou a peça

O Município de Felgueiras, no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), promoveu ao longo de quatro semanas, um Curso Intensivo de Teatro junto de alunos do 3º ciclo do ensino básico do Agrupamento de Escolas D. Manuel de Faria e Sousa e da Escola Secundária de Felgueiras.

A apresentação pública da peça, metafórica à lenda de STª Quitéria e à lenda da Casa do Diabo – “Ringue, Bordados de Estórias” – decorreu no dia 16 de julho, às 21h00, no Auditório da Escola Secundária de Felgueiras.

Este curso está inserido num projeto de Teatro que no âmbito do PIICIE foi implementado e desenvolvido ao longo do 3º período do ano letivo que agora termina, em articulação com os Agrupamentos de Escolas, através da criação de Oficinas de Teatro. Esta atividade envolveu cerca de 100 alunos.

A arte, e muito particularmente o Teatro, enquanto disciplina de autoconhecimento, de exercício de emoções, de (re)conhecimento do outro, de aprendizagem do meio, apresenta-se como uma nova abordagem para elevar o sucesso educativo dos alunos, razão pela qual tem sido amplamente defendida a educação artística.

Pretende-se com o projeto “Educar pela Arte”, contemplar, ao longo dos próximos dois anos letivos, novos alunos promovendo-lhes competências transversais e melhorar o interesse e motivação pelas aprendizagens.

Este programa insere-se nas atividades do projeto TâmegaSousa Educa [acreditamos em ti], promovido pela Câmara Municipal de Felgueiras em parceria com a Comunidade Intermunicipal aprovado pelo Norte 2020 e cofinanciado pelo Fundo Social Europeu.