Sítio Oficial da Câmara Municipal de Felgueiras

Prolongamento do prazo para as candidaturas e inscrições no âmbito da Ação Social Escolar até 10 de agosto de 2026

CANDIDATURAS E INSCRIÇÕES AOS APOIOS DA AÇÃO SOCIAL ESCOLAR PARA O ANO LETIVO 2026-2027

O prazo para apresentação de candidaturas aos apoios a atribuir pelo Município de Felgueiras, no âmbito da Ação Social Escolar para o ano letivo 2026/2027, foi prolongado até ao próximo dia 10 de agosto de 2026.

Durante o período referido, decorrem também as inscrições para o serviço de prolongamento de horário. 

Os apoios a que se podem candidatar estão relacionados com o ano de escolaridade que os/as alunos/as vão frequentar e o escalão de abono de família, nomeadamente: 

– No 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) da rede pública, todos/as os/as alunos/as têm direito aos cadernos de atividades, sendo que os/as alunos/as dos escalões 1, 2 e 3 também beneficiam de um kit de material escolar.

– No 1.º CEB da rede solidária (IPSS), os/as alunos/as dos escalões 1, 2 e 3 podem beneficiar de comparticipação para aquisição de manuais escolares e cadernos de atividades.

– No 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e no Ensino Secundário, os/as alunos/as dos escalões 1, 2 e 3 podem escolher apenas um dos seguintes apoios: cadernos de atividades, kit de material escolar ou calculadora gráfica, dependendo do nível de ensino do escalão.

Durante este período decorrem também as inscrições para o serviço de prolongamento de horário no pré-escolar e no 1.º ciclo, da responsabilidade do Município.

O serviço de refeições escolares será ativado automaticamente, não sendo necessária inscrição, embora seja recomendada a atualização do escalão de abono de família e dos dados de contacto junto do Agrupamento de Escolas e Escola Não Agrupada.

Os pedidos de transporte escolar para alunos/as do 2.º e 3.º Ciclos e do Ensino Secundário devem ser efetuados diretamente junto das empresas Autoviação Landim e Rodonorte.

As candidaturas devem ser feitas exclusivamente através da Plataforma SIGA. Os/as utilizadores/as já registados/as devem aceder com as credenciais habituais, enquanto os/as novos/as alunos/as recebem os dados de acesso por e-mail.

Após submissão, as candidaturas serão analisadas pela Divisão de Educação, podendo ser solicitados documentos adicionais. Toda a comunicação é feita por e-mail e, após aprovação, o apoio será atribuído através de SMS válido até 2 de dezembro de 2026.

Toda a informação relativa ao processo encontra-se disponível no site do Município. Em caso de dúvida, os/as encarregados/as de educação podem contactar a Divisão de Educação através do e-mail educacao@cm-felgueiras.pt ou do contacto 255 318 000 (extensão 3).

Qual o seu grau de satisfação com a informação desta notícia?

Use a tecla Tab para entrar no grupo de opções, as setas para percorrer as opções e, depois de selecionar uma opção, ative o botão Enviar feedback.

Partilhar