Reabilitação da Rua D. Manuel Faria e Sousa

Via de acesso à área escolar mais significativa e à zona desportiva municipal terá melhores condições de circulação em breve.

Estão em curso as obras de reabilitação da Rua D. Manuel Faria e Sousa – Felgueiras, entre o cruzamento da rua Frei Lucas Teixeira e a rotunda com a rua D. Gomes de Aciegas, que a Câmara Municipal de Felgueiras está a realizar.

A empreitada resultante de um investimento de 720 mil euros, elege como principais diretrizes mais acesso e maior promoção da acessibilidade inclusiva, e vem dar continuidade ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no sentido de aumentar a mobilidade urbana e promover o baixo teor de carbono nas zonas urbanas.

Esta obra privilegia a acessibilidade inclusiva, e depois de concluída aquele troço, disporá de meios tecnológicos que preveem maior segurança para portadores de deficiências visuais ou auditivas.

Para além dos meios já convencionais, tais como, a iluminação led reforçada e automatizada temporalmente e os pavimentos rampeados e com guias pitonadas, assim como as passadeiras alteadas, as instalações semafóricas disporão de dispositivos de temporização retardada, visual e sonora, assim como elementos de tato adaptados a invisuais.

Será acautelada ainda a leitura tátil em todo o mobiliário urbano a instalar, nomeadamente nos abrigos de passageiros.

Esta obra é cofinanciada no âmbito do Portugal 2020, ao abrigo do Programa Operacional Regional do Norte – NORTE 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.