Variante de ligação à Zona Industrial de Cabeça de Porca já tem traçado definido

Prevê-se que o projeto esteja concluído durante o primeiro trimestre de 2020

O presidente da Câmara Municipal de Felgueiras e o vereador das Obras Municipais, Joel Costa, reuniram nas Infraestruturas de Portugal e já definiram o traçado de ligação à Zona Industrial de Cabeça de Porca.

A ligação será efetuada entre a rotunda de acesso à A11, junto à Casa do Diabo, passando por Friande e com final junto à zona industrial.
O presidente da Câmara Municipal, Nuno Fonseca realça que “esta via é desejada há décadas e a autarquia tem feito tudo para que a obra se concretize o mais rapidamente possível”.

Prevê-se que em 2021 se iniciem as obras, caso não haja necessidade de efetuar um estudo de impacte ambiental.
A construção desta variante permitirá uma aproximação à zona industrial de Cabeça de Porca à A11, em Felgueiras, e vai aliviar a rede viária atual, por onde passam 30 mil veículos por dia, segundo dados da Infraestruturas de Portugal.

A variante terá uma extensão de 6,5 quilómetros, uma faixa de rodagem em cada sentido, com 3,5 metros de largura, acrescidas de faixa de veículos lentos nos pontos com maior declive. A obra incluirá duas rotundas e um nó de ligação à rede viária.
O custo estimado da infraestrutura, incluindo aquisição de terrenos, é de oito milhões de euros.

Recorde-se que a autarquia celebrou um protocolo para a construção desta via com as Infraestruturas de Portugal em 2018, no qual a autarquia assume os encargos com a aquisição dos terrenos, cabendo à tutela 85% dos custos com a empreitada. Os 15% restantes serão da responsabilidade do município.