Vigilância e Controlo da Vespa velutina

O Município de Felgueiras encontra-se, desde o início do ano, a colaborar com o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, IP (INIAV), no Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa velutina em Portugal.

No âmbito dessa colaboração foram instaladas duas armadilhas entomológicas em locais estratégicos do Município, com vista à monitorização ativa da Vespa velutina . As armadilhas são monitorizadas quinzenalmente pela equipa municipal dos Serviços de Proteção Civil, com o registo dos dados numa aplicação digital, que posteriormente reúne a informação de todo o pais.

Esta medida insere-se no plano que decorre a nível Nacional e com ela pretende-se assim obter a cartografia da invasão e os padrões de evolução desta espécie no território, tendo como objetivos a diminuição do impacto causado nas zonas onde se encontra instalada, contribuir para erradicar novos focos em regiões não ocupadas e avaliar o impacto da vespa asiática sobre os ecossistemas.