Fechar Menu
Abrir Menu

VINHO VERDE & STREET FOOD FOI UM SUCESSO

A 2.ª edição do “Vinho Verde & Street Food Felgueiras”, evento realizado no passado fim de semana (de 29 a 31 de julho), na Praça Machado de Matos, foi um sucesso, quer pelo valor das ações enogastronómicas e turísticas, quer pela afluência de mais 15 mil visitantes.

Nuno Fonseca, presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, agradecendo a todos os parceiros e intervenientes no evento, salientou que “o Vinho Verde & Street Food Felgueiras já se afirmou, nesta segunda edição, no contexto dos eventos de promoção de vinhos, pelo conceito diferenciador – de Felgueiras – que proporciona a prova de vinhos de elevada qualidade com street food e criações gastronómicas, que incorporam produtos endógenos, que os reputados chefs convidados dedicaram à gastronomia de Felgueiras.Felgueiras é o maior produtor nacional (14 milhões de litros) e exportador de Vinho Verde, exportando para mais de 30 países em todo o mundo; é o maior produtor nacional e exportador de kiwi (com 300 hectares de pomares, 2.376 toneladas e 2,5 M€ de vendas) e espargos verdes. O Pão de Ló de Margaride é uma referência nacional de doces tradicionais. Estes produtos endógenos do setor agroalimentar foram promovidos de forma destacada e valorizados no evento, em perfeita harmonização, aumentando a sua notoriedade e imagem no mercado. Nuno Fonseca, acrescentou que a apresentação do projeto “A Malga de Siza Vieira” dedicado ao Vinho Verde foi prestigiante para Felgueiras.  

Joel Costa, vereador das atividades empresariais e turismo, salientou que “a aposta nas ações enogastronómicas e de dinamização turística se traduziu num significativo valor acrescentado para a promoção e valorização do que de melhor Felgueiras tem no setor agroalimentar (desde o chef Marco Gomes que apresentou um risoto com espargos e uma sobremesa tendo por base o Pão de Ló de Margaride, ao chef Tiago Bonito que introduziu o kiwi numa abordagem contemporânea da tradicional patanisca de bacalhau, à wine educator Ana Silva que educou para a análise sensorial dos vinhos, promovendo uma interessante interação com o público, culminando com ” A Mulher e o Vinho” projeto da enóloga e fadista Cristina Lima (harmonizando o Vinho, o Fado e o Pão de Ló de Margaride), à rota do românico (Mosteiro de St.ª Maria de Pombeiro) e uma caminhada em toda a extensão (16,9 Km) do Caminho de Torres em Felgueiras  – Caminhos de Santiago. O edil acrescentou ainda que “a criação da zona de restauração permitiu acolher melhor e estimular a visita, e o programa de animação foi importante para a atração de públicos alvo, sobressaindo o concerto do Noble, a Porsche GT3 Cup e os talentos da terra”.

Os expositores de vinho presentes foram os seguintes: Terras de Felgueiras, Quinta da Lixa, Quinta de Maderne, Quinta da Palmirinha, Fernando Horta Vinhos, Foral de Felgueiras e a Calçada Wines (produtor convidado), que disponibilizaram para prova 30 referências de todas as castas da região e outras internacionais.

Do street food estiveram presentes as seguintes food trucks: Move Eat Rolling Treats, Madre Coxinha, Polaroskas Street Food, Fofos da Rainha, Art Food 7, Munchies, Rutto, Truck 33 e Migalhas sobre Rodas, numa oferta rica e diversidade de comida de rua: hambúrgueres artesanais, sandes de presunto com queijo da serra, comida vegetariana, coxinha brasileira, bifanas, cachorros, sopas, pizzas, doces artesanais, tostas em pão polar, pão com chouriço, tripas, entre outras especialidades.

Esta segunda edição do evento Vinho Verde & Street Food Felgueiras teve o financiamento da EEC PROVERE “Turismo para todos”.

Mais notícias
Exposição de pintura “A Minha Vida em Quadros” de Sá Pereira