Abril, mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância – Laço Azul

A Câmara Municipal de Felgueiras tem, durante o mês de abril, um laço azul exposto na fachada para simbolicamente assinalar o mês da sensibilização contra os maus tratos de crianças e jovens.

Esta campanha desenvolvida em articulação com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Felgueiras pretende ser um sinal de alerta à população para a problemática da violência na infância e incentivar a comunidade a prevenir casos de abusos.

Abril é, em muitos países, desde o início do século, o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância. O principal objetivo passa por alertar para a prevenção dos maus-tratos a que muitas crianças e jovens ainda são sujeitos.

“A pandemia e o confinamento que originou colocou muitas crianças em risco mais elevado, pelo que é essencial que cada um de nós redobre as atenções a tudo o que se passa à nossa volta”, referiu a Vereadora Rosa Pinto, responsável pelo pelouro da Proteção de Menores. “Proteger as crianças é uma obrigação de toda a sociedade; não podemos ignorar o que se passa na casa de um vizinho ou de um familiar sob o argumento de que cada um manda em sua casa”, reforçou.

Em 1989 nos Estados Unidos da América, concretamente no Estado da Virgínia, surgiu o “Movimento do Laço Azul.

Este movimento foi criado por Bonnie W. Finney, depois de saber que os seus netos tinham sido vítimas de maus-tratos por parte dos pais. As crianças apresentavam nódoas negras pelo corpo. O neto acabou mesmo por ser assassinado pelos pais. Como maneira de lidar com a dor, atou um laço azul à antena do seu carro.

Escolheu esta cor com a finalidade de representar os corpos magoados e repletos de nódoas negras dos seus dois netos, tornando-se ao mesmo tempo um símbolo de alerta para a luta na proteção das crianças contra os maus-tratos.

O movimento ganhou relevância a nível mundial e é replicado em todo o mundo com a colocação de Laços Azuis em locais emblemáticos.

Estes Laços servem para despertar consciências para a necessidade de cuidarmos das nossas crianças e jovens, combatendo os maus tratos físicos e psicológicos.

Cada um de nós tem um papel muito importante na proteção dos direitos das crianças e dos jovens.