Fechar Menu
Abrir Menu

André Filipe Luís e a Família Andrade vencem 2.º Campeonato Felgueiras Xadrez

O epílogo do 2º Campeonato Felgueiras Xadrez decorreu na Escola Básica e Secundária Dr. Machado de Matos onde teve lugar a 5.ª e última etapa desta competição organizada pelo Município de Felgueiras em parceria com alguns dos estabelecimentos de ensino do concelho de Felgueiras e com o apoio da Associação de Xadrez do Porto.

À entrada para a última etapa havia ainda muito para decidir e no final das cinco rondas André Filipe Luís, aluno da Escola Secundária de Felgueiras, terminou isolado a classificação com cinco triunfos e um total de 5 pontos.

José Miguel Pacheco e Daniel David Gonçalves, ambos com 4 pontos, completaram o pódio, ocupando a segunda e terceira posição respetivamente, num pódio todo ele composto por alunos da Escola Secundária de Felgueiras.

Na classificação por famílias desta etapa a família Andrade com um total de 6 pontos somados em 10 possíveis foi a vencedora, somando o quinto pódio na competição por famílias em cinco etapas. Na segunda posição ficou a família Pacheco com 5 pontos, seguida da família Ferreira com 4,5 pontos.

Nas contas finais o 2.º Campeonato Felgueiras Xadrez a emoção manteve-se até aos lances finais da última ronda, com André Luís a vencer a sua derradeira partida frente a José Pacheco, o vencedor final da primeira edição do Campeonato Felgueiras Xadrez.

Com o triunfo de André Filipe Luís este igualou os 20 pontos somados por João Miguel Andrade, sendo necessário recorrer aos critérios de desempate definidos no regulamento para encontrar o vencedor da segunda edição do Campeonato Felgueiras Xadrez, e aí André Filipe Luís levou a melhor fruto dos triunfos nos confrontos entre ambos nas partidas da 2.ª e 5.ª etapa enquanto João Miguel Andrade apenas venceu o confronto da 4.ª ronda.

José António Andrade ocupou a terceira posição da classificação final individual absoluta com um total de 19,5 pontos.

Na classificação final por famílias, a família Andrade, constituída por João Miguel Andrade e José António Andrade era já a vencedora anunciada fruto da vantagem amealhada nas etapas anteriores, mas voltou a ser a família mais forte nesta etapa e terminou com um total de 39,5 pontos somados em 50 possíveis, e uma vantagem de 14,5 pontos sobre a família Pacheco, constituída por José Miguel Pacheco e Manuel Jorge Pacheco, os quais asseguraram a segunda posição com 25 pontos.

A família Ferreira ocupou a terceira posição, com Joaquim André Ferreira e Inês Barros Ferreira a somarem 22,5 pontos no final das cinco etapas.

E assim ficou concluída esta competição onde participaram mais de cinquenta entusiastas do xadrez de todas as idades e de vários concelhos da região, confirmando a grande capacidade de atração da modalidade junto da comunidade.”

Classificação

Classificação_Individual 2023

Classificação_Famílias 2023


Mais notícias
Felgueiras proporciona atividades a jovens no âmbito dos Campos de Férias 2024