FC Porto faz o “tri” no Meeting de Felgueiras, Ana Guedes volta a bater recorde nacional absoluto em Felgueiras nos 50 mariposa

O FC Porto venceu, pelo terceiro ano consecutivo, o Meeting Internacional de Felgueiras – Capital do Calçado, cuja terceira edição realizou-se este fim de semana na Piscina Municipal de Felgueiras.

A equipa azul e branca somou 512 pontos, seguido do Sporting de Braga com 337 pontos e do Grupo Desportivo de Famalicão com 277 pontos.

Na sessão de finais deste domingo, Ana Margarida Guedes (Ginásio de Vila Real), que na sessão da manhã bateu o recorde nacional absoluto e sénior dos 50 mariposa com 26,15, baixou na final para 26,12.

Na mesma distância, Leonor Silva, do mesmo clube, que também nas eliminatórias havia conseguido bater o máximo nacional de juvenis B com 29,27, baixou na final a marca nacional para 29,15.

Miguel Oliveira (Sporting de Braga) estabeleceu um novo recorde nacional de infantis A nos 50 costas com o tempo de 28,26.

Maria Neves (Sporting de Braga), com 634 pontos nos 100 livres (58,49), e Gonçalo Azevedo (Clube de Natação da Maia), com 631 pontos nos 100 costas (56,34), foram os melhores nadadores de infantis/juvenis.

Mariana Cunha (Clube Natação Colégio Efanor), com 833 pontos nos 100 mariposa (58,01), e Alexandre Amorim (Vitória Sport Clube), com 798 pontos nos 100 bruços (59,58), com os melhores nadadores de juniores/seniores.

O FOCA – Clube de Natação de Felgueiras, participou com 20 atletas (10 masculinos e 10 femininos e arrecadou 11 medalhas (3 Ouros, 7 prata e 1 bronze) na categoria de Infantis/Juvenis, sendo 5º classificado, e 6 medalhas (1 ouro, 1 prata e 4 bronze) na categoria de juniores/seniores, sendo 11º da geral.

O Vereador do Pelouro do Desporto, Joel Costa, marcou presença em algumas cerimónias protocolares de entrega de prémios, bem como a Chefe dos Serviços de Desporto, Tânia Sousa.

O Meeting Internacional de Felgueiras – Capital do Calçado, que pela primeira vez contou com a participação de representação estrangeira, foi o maior de sempre.

Com 419 atletas (223 masculinos e 196 femininos) e 32 equipas participantes nesta terceira edição, o evento registou números históricos, superando 2022 que apresentou 336 atletas em representação de 26 clubes.

O FC Porto, com 37 inscritos, foi o mais representativo em competição, seguido do Sporting de Braga com 30 e do Grupo Desportivo de Famalicão com 28.

De forma inédita, depois das sete edições do Open Vale do Sousa e das duas primeiras de meeting não terem a presença de equipas estrangeiras, a confirmação da presença da Seleção da Galiza, com oito nadadores, veio configurar a nova designação ao evento de Meeting Internacional de Felgueiras – Capital do Calçado, uma pretensão há muito desejada pelo município de Felgueiras.

A competição disputou-se no sábado e domingo num formato de infantis/juvenis e juniores/seniores.

O Meeting Internacional de Felgueiras – Capital do Calçado foi organizado pela Associação de Natação do Norte de Portugal e conta com o apoio do Município do Felgueiras.

A Associação de Natação do Norte de Portugal, entregou ao Vereador do Pelouro do Desporto, Joel Costa, uma placa de agradecimento pelo contributo da Câmara Municipal e de toda a equipa do Desporto, na organização deste evento Internacional em Felgueiras.

O evento foi transmitido em direto através das redes sociais do Facebook e Youtube da ANNP.

Resultados: III Meeting Internacional de Felgueiras – Capital do Calçado – SPLASH Meet Manager 11 (annp.pt)

Fotografias: Facebook ANNP