Câmara de Felgueiras atribui mais de 1.6 milhões de euros em apoios ao desporto

Em 2019, a Câmara Municipal de Felgueiras, celebrou Contratos-Programa de Desenvolvimento Desportivo com as coletividades de índole desportiva e com sede em Felgueiras, no âmbito dos apoios ao associativismo desportivo, num valor global superior a 1 milhão e seiscentos mil euros (1.620.589,46 €).

Estes apoios foram aferidos em função dos critérios elencados no Regulamento de Apoio ao Desporto Amador, principalmente a atribuição de uma comparticipação financeira com base na modalidade, no número de atletas de formação, nas instalações próprias e em prémios de mérito desportivo, no montante de 249.660.00€, nos encargos inerentes às inscrições das coletividades e filiações dos atletas (incluindo seguro desportivo, cartão de atleta e demais taxas de inscrição) e nos encargos resultantes de inscrição em competições nas associações/federações desportivas, no montante de 91.148.86€ e nos encargos com 1265 exames médico-desportivos no montante de 11.483.00€.

Estes apoios abrangem cerca de 2000 atletas federados distribuídos pelas modalidades de Andebol, Atletismo, Basquetebol, Cicloturismo, Futebol, Karaté, Matraquilhos, Natação Artística, Natação Pura, Pesca Desportiva e Pólo Aquático sendo as coletividades que celebraram Contratos-Programa em 2019 no âmbito dos apoios regulares à promoção e desenvolvimento da prática desportiva, as seguintes: ACRCD Varziela 1982 – 4.558.25€, ADA – Associação para o Desenvolvimento de Airães 11.060.63€, Airães a Pedalar Associação – 2.990€, Associação de Cicloturistas de Felgueiras – 2.444€, Associação de Karaté de Felgueiras – 5.563€, Associação Desportiva – Amadores de Pesca de Felgueiras – 3.412€, Associação Desportiva de Várzea Futebol Clube – 26.663.24€, Associação Kokusai Karaté Do Dojo de Felgueiras – 3.380€, Centro de Recreio Popular de Barrosas – 37.880.90€, Clube Basket Felgueiras – 5.800€, Clube de Andebol de Barrosas – 2.320€, FOCA – Clube de Natação de Felgueiras – 31.981.10€, Futebol Club de Felgueiras 1932 – 88.190.01€, Futebol Clube da Lixa – 48.405.54€, Futebol Clube de Lagares – 20.550.04€, Grupo Desportivo de Moure – 2.433.10€, Grupo Desportivo de S. Tiago de Pinheiro – 11.709€, NBA – Núcleo Barrosas Amador – 16.827€, União Desportiva de Torrados – 10.928.25€ e União Desportiva de Várzea – 15.195.80€.

No âmbito do Futebol Popular, o Município apoiou as coletividades: Associação Cultural e Recreativa de Sendim, Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Pombeiro, Associação Desportiva da Maçorra, Associação Desportiva Unhão Lordelo, Futebol Clube de Friande, Grupo Desportivo de Penacova e União de Futebol Clube de Sousa, num montante de 11.155.18€ resultante dos encargos com inscrições em provas, filiação de agentes desportivos e exames médico-desportivos.

Beneficiaram ainda de isenção de taxas municipais de mais de 3000 horas de utilização dos equipamentos desportivos municipais, as coletividades: Associação Desportiva de Várzea Futebol Clube (Zona Desportiva de Felgueiras e campo de treinos do Estádio Dr. Machado Matos), ADA – Associação para o Desenvolvimento de Airães (Campo de jogos de Airães), Clube de Andebol de Barrosas (Pavilhão de Idães), Clube Basket Felgueiras (Pavilhão de Moutelas), FOCA – Clube de Natação de Felgueiras (Piscinas Municipais), Futebol Clube da Lixa (Estádio Sr. do Amparo e Zona Desportiva da Lixa), Futebol Club de Felgueiras 1932 (Estádio Dr. Machado de Matos e Zona Desportiva de Felgueiras), Futebol Clube de Lagares (Campo de jogos de Regilde e Zona Desportiva da Lixa), Grupo Desportivo de Moure (Ginásio do Estádio Dr. Machado de Matos), NBA – Núcleo Barrosas Amador (Pavilhão de Idães), União Desportiva de Torrados (Campo de jogos de Regilde e Zona Desportiva de Felgueiras) e União Desportiva de Várzea (Pista de Atletismo e balneários das Piscinas Municipais).

No âmbito dos apoios pontuais a eventos desportivos/ projetos objeto de comparticipação, o Município apoiou, também, coletividades territoriais de índole desportivo das modalidades de Atletismo, Automobilismo, Boccia, Hipismo, Mototurismo, Natação Adaptada, Natação Artística, Natação Pura, Paintball, Parahóquei, Vela Adaptada e Xadrez, num montante de 79.252.29€.

Acresce ainda o apoio concedido no âmbito da implementação de relvado sintético no Campo de Futebol de Lagares, num valor global de 348.876.34€ dividido em 3 anos.

presidente da Câmara, Nuno Fonseca salientou: “ Esta é a demonstração clara da aposta deste executivo no Desporto”. Disse ainda que: “Muito já foi feito, em apenas dois anos, mas há ainda muito por fazer! Com o tempo, conseguiremos por em prática todos os anseios da população e das nossas coletividades”.