“Desigualdade Social” dá início ao ciclo de debates da Geração F do ano letivo 2022/2023

Grupo de Jovens

No dia 13 de dezembro realizou-se na Biblioteca e Arquivo Municipal de Felgueiras o 3º Debate Geração F alusivo ao tema “Desigualdade Social” e que reuniu jovens do ensino secundário representantes de todos os estabelecimentos de ensino concelhios.

“Desigualdade Social” foi o tema selecionado pelos/as jovens para iniciar este ciclo de debates mensais do ano letivo 2022/2023. A pandemia e a crise económica mundial têm potenciado desigualdades sociais que são também visíveis no quotidiano das escolas. Esta preocupação demonstra que os/as jovens estão atentos/as à realidade social e que, através de gestos simbólicos e altruístas, procuram encontrar soluções em benefício da igualdade de oportunidades e contribuir para que a condição socioeconómica não exclua nem determine o insucesso dos/as colegas.

O Debate foi moderado por Sandra Teixeira, Chefe dos Serviços de Ação Social do Município de Felgueiras e Artur Ribeiro, Presidente do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Dr. Machado de Matos. Estiveram também presentes as Vereadoras da Educação, Ana Medeiros, e da Ação Social, Rosa Pinto, representantes de Agrupamentos de Escolas, Escolas não agrupadas, representantes das Associações de Estudantes, bem como outros/as alunos/as que quiseram marcar presença e dar o seu contributo.

A atividade Geração F consiste na realização de debates mensais, envolvendo os/as alunos/as do Ensino Secundário, nomeadamente das Associações de Estudantes. Tem como principais objetivos: aumentar a participação social dos/as jovens através da discussão de temas pertinentes, atuais e futuros, promovendo um maior envolvimento cívico e de inclusão; fomentar a equidade e a igualdade de oportunidades de expressão e de participação social e potenciar a relação escola/comunidade, proporcionando um momento descontraído de diálogo, de partilha de perspetivas e de confronto de ideias.

Esta atividade decorreu no âmbito do IGEA Educa Felgueiras 21-23 | Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar que está a ser desenvolvido no Município de Felgueiras em parceria com a comunidade educativa concelhia.

Os Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar são cofinanciados pelo Fundo Social Europeu.