Embaixadora do Uruguai em Portugal visitou Felgueiras

A embaixadora do Uruguai em Portugal, Brígida Scaffo, visitou Felgueiras, acompanhada pelo cônsul do Uruguai no Porto, José Rui Pinho e pelo Cônsul de Uruguai em Braga, Pedro Carvalho Esteves.

Esta missão diplomática, promovida pelo município de Felgueiras, teve como agenda reuniões com a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM-TS), com o Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa (CETS) e com o Municipio de Felgueiras.

Nuno Fonseca, Presidente da Câmara de Felgueiras; Joel Costa, Vereador das Atividades Empresarias e José Campos, Presidente da Assembleia Municipal receberam o corpo diplomático e comitiva regional. O programa integrou a visita à fábrica de Calçado Joséli, presente o interesse bilateral no setor do calçado. Na Loja Interativa de Turismo foi feita uma apresentação do concelho, seguindo-se visitas à Casa do Risco e à Fábrica do Pão de Ló de Margaride.

Pretendeu-se com a missão conseguir uma relação bilateral entre Uruguai e a CIM-TS identificando-se o que os interessados têm para vender e para comprar e que sinergias de negócio e de internacionalização se reconhecem. Salienta-se o interesse do Uruguai nos setores do calçado, vinhos, mobiliário, soluções tecnológicas para a indústria; as vantagens alfandegárias no Uruguai o que é importante para negócios não só no neste país, mas, num território bem mais abrangente, para os países do MERCOSUL – Mercado Único Comum do Sul, organização intragovernamental sediada em Montevidéu, capital do Uruguai.

Concluiu-se que existe todo o interesse em aprofundar o relacionamento e avançar com missões empresariais bilaterais no sentido de abrir janelas de oportunidade às empresas para estes mercados.