Felgueiras acolhe o 1.º Workshop do projeto Turismo de Natureza – PROVERE

O primeiro workshop de apresentação do projeto “Turismo de Natureza no Tâmega e Sousa” realizou-se no município de Felgueiras, no dia 17 de novembro, pelas 10h00, no auditório da Câmara Municipal.

A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM-TS), os municípios que a integram e a Associação de Municípios do Baixo Tâmega (AMBT), encontram-se a organizar uma série de workshops direcionados aos agentes privados dos setores da restauração, alojamento e empresas de animação turística e guias turísticos da região, bem como a entidades públicas/associações com interesse no desenvolvimento económico e social sustentável pela via do turismo, na preservação da natureza, no desporto e animação e dinamização turística, ambiental e cultural do território do Tâmega e Sousa.

Estes workshops surgiram no âmbito da Ação 4 – Turismo de Natureza, que integra o projeto âncora transversal da “Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE” da CIM-TS, e culminarão na estruturação de uma rede de oferta turismo de natureza e, na capacitação de agentes públicos e privados ligados ao turismo, abordando temáticas como desempenho e promoção de negócio, marketing digital, sustentabilidade e trabalho em rede.

Estiveram presentes no evento vários agentes económicos da cadeia de valor do turismo; presidentes de juntas de freguesia; representantes do CETS; alunos de turismo e professores e associações.

Foram intervenientes no workshop, Joel Costa, Vereador do Turismo; Susana Alves coordenadora do PROVERE da CIM-TS; Ricardo Magalhães da AMBT; Ana Francisco, gestora da Biosphere Portugal; Pedro Carvalho, chefe da Divisão de Atividades Empresariais e Turismo e José Campos, Presidente da Assembleia Municipal.

Joel Costa, referiu-se à importância do projeto para alavancar o desenvolvimento turístico sustentável da região, e que Felgueiras está a apostar fortemente no Turismo de Natureza, tendo em curso vários projetos, como são exemplo o projeto aprovado pelo PDR 2020 para Jugueiros “Levadas de Jugueiros” e para o Parque Natural de Regilde, Monte de Santa Quitéria e o projeto para requalificação/conservação da  Reabilitação da Rede Hidrográfica (Rio Vizela, Rio Ferro e Rio Bugio).