Felgueiras atribui mais 4500 euros às escolas que apresentam os melhores projetos ambientais

A Escola Secundária da Lixa, a Escola Básica de Lagares e a Escola Básica da Boavista (Sernande) venceram a III edição do PIAS (Projeto Inovador de Ambiente e Sustentabilidade) arrecadando, cada uma delas, 1500 euros para investir em projetos relacionados com o Ambiente, Sustentabilidade, Economia Circular e Alterações Climáticas.

“O PIAS (Projeto Inovador de Ambiente e Sustentabilidade) vai na sua terceira edição. A Biodiversidade é o tema deste ano e dada a importância da temática o orçamento foi reforçado para 4.500€, permitindo apoiar os projetos vencedores até 1.500,00€ cada.

A Vereadora Ana Medeiros, realça que este projeto “tem evoluído e as verbas atribuídas têm vindo a aumentar de forma a possibilitar que as escolas tenham mais capacidade para inovar na área da educação ambiental, envolvam um maior número de alunos e apresentem mais projetos amigos do ambiente”.

Nesta edição candidataram-se quatro escolas, EB Boavista, Sernande, EB Várzea, EB Lagares e Escola Secundária da Lixa.

O júri, composto por cinco elementos, avaliou as candidaturas e resultaram como vencedores no Escalão A – Escola Secundária da Lixa, com o projeto “MãoTerra”, no Escalão B – Escola Básica de Lagares com o projeto “Pés-na-Terra” e no Escalão C, a Escola Básica da Boavista (Sernande), com o projeto “Observar, Identificar, Conhecer… para a Natureza Respeitar e Proteger!”

Inserido no Pilar de Intervenção municipal “Cidadania e Sustentabilidade”, o PIAS procura premiar os projetos candidatos que mais se destacam nas áreas de Ambiente, Sustentabilidade, Economia Circular e Alterações Climáticas promovidos pela comunidade educativa desde o pré-escolar até ao ensino superior.”