Felgueiras celebrou o Dia Mundial do Turismo com conhecimento, debate e artes

O município de Felgueiras celebrou o Dia Mundial do Turismo, precisamente no dia 27 de setembro, com um seminário, uma exposição de artesanato e um concerto musical.

Em congruência com o tema das comemorações deste ano, definido pela Organização Mundial de Turismo, “Turismo e emprego: um futuro melhor para todos”, Felgueiras promoveu o seminário intitulado “Emprego no setor do turismo: oportunidades e desafios”, que teve auditório cheio com alunos do ensino secundário e superior das áreas do turismo e da gestão, bem como profissionais da cadeia de valor do turismo. A sessão de abertura teve as intervenções de Joel Costa, Vereador do Turismo da C.M. de Felgueiras; Luís Pedro Martins, Presidente da Turismo do Porto e Norte, E.R. e de José Campos, Presidente da Assembleia Municipal de Felgueiras. Esta sessão foi muito pedagógica e estimulante com os intervenientes a defenderem, em face da excelente performance do turismo no Norte de Portugal e do forte potencial turístico da região e particularmente de Felgueiras, a aposta no turismo para o emprego e para o empreendedorismo.

O painel deste seminário, moderado por Pedro Carvalho, Chefe da Divisão de Atividades Empresariais e Turismo da C.M. de Felgueiras, teve excelentes temáticas e intervenientes e um debate muito produtivo.  O jornalista Rui Barbosa Batista, Vice-Presidente da Associação dos Bloggers de Viagens Portugueses – ABVP e blogger do Born Freee, uma referência nacional,  apresentou experiências únicas em viagens pelo mundo, ele que conhece 111 países. Funcionou como uma ação de benchmarking para a aposta em empresas de animação turística/operadores turísticos na região. Nuno Ferreira, Técnico Superior de Turismo da Turismo do Porto e Norte, E.R. apresentou o estado da arte do turismo no Porto e Norte de Portugal com inputs relevantes para o desenvolvimento turístico em Felgueiras. Maria Céu Bessa, CEO da ECOROTA, Empresa de Animação Turística, falou da sua experiência no território, do qual se confessa apaixonada, e o que espera dos diferentes profissionais do turismo para que se possam todos vencer no mercado. Isabel Borges, Professora e Coordenadora da Licenciatura em Turismo da Escola Superior de Tecnologias de Fafe/IESF abordou a oferta formativa do ensino superior em turismo apresentando sugestões de qualidade e com vocação para a empregabilidade.

O programa teve, à noite, outras componentes na Casa das Artes: às 21h uma exposição da artesã Elisabete Soares, mostra singular da produção artesanal de rendas de Filé desta distinta artista felgueirense. Às 21h30 realizou-se um memorável concerto do cantor e compositor Rogério Charraz.