Recolha de donativos nas farmácias beneficia os portugueses mais afetados pela pandemia

Este Natal, pelo quarto ano consecutivo irá decorrer nas Farmácias de Porto a campanha de angariação de fundos “Dê Troco a Quem Precisa”.

Entre 14 e 22 de dezembro, os portugueses serão convidados a doar o troco das compras realizadas nas farmácias à Emergência abem: COVID-19. Os donativos recolhidos serão integralmente aplicados no acesso a medicamentos, produtos e serviços de saúde a pessoas carenciadas e mais fragilizadas devido à pandemia.

Desde que foi lançada, em março deste ano,a Emergência abem: COVID-19 já apoia mais de 900 portugueses referenciados por entidades parceiras locaiscomo Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Instituições Particulares de Solidariedade Social, Cáritas e Misericórdias.

«DAR É TAMBÉM RECEBER , e por isso numa sociedade solidária como é a nossa , abdicando do troco,permite-nos, encher o nosso coração, e engrandecer esta tão nobre causa. Muitas famílias do nosso concelho têm sido beneficiadas com o Programa Emergência abem que se tem revelado fundamental para garantir alguma estabilidade financeira mas também para garantir que as pessoas não deixam de tomar medicação essencial para lhes garantir saúde! É, por isso, fundamental que se continue a apoiar esta causa», apela Nuno Fonseca, presidente da Câmara Municipal de Felgueiras.

«As farmácias do distrito do Porto conhecem bem os seus utentes e as dificuldades acrescidas que muitos enfrentam devido à pandemia. Por isso, apelamos à participação das pessoas na Campanha “Dê Troco a Quem Precisa”, este ano a favor da Emergência abem: COVID-19. Acreditamos que com pequenos donativos, ao alcance de todos através da doação do troco das compras nas farmácias, conseguiremos proporcionar um Natal mais tranquilo, com mais saúde, a muitas famílias vulneráveis», refere Joana Mesquita, farmacêutica.

Atualmente, a Rede abem: conta com treze entidades referenciadoras no distrito de Porto:

• Associação Cura +
  • Centro Social de São Martinho de Aldoar
  • Conferência Vicentina de S. Martinho de Cedofeita
  • Conferência Vicentina S. João de Deus de Pedrouços
  • Junta de Freguesia do Bonfim
  • Município da Maia
  • Município de Felgueiras
  • Município de Gondomar
  • Município de Lousada
  • Município de Matosinhos
  • Município de Paredes
  • Município de Vila do Conde
  • Município de Vila Nova de Gaia

Existe ainda uma rede de 119 Farmácias abem: onde os 1.590 beneficiários no distrito podem aceder, sem custos, aos medicamentos prescritos pelos seus médicos. Desde o início do abem:, a 25 de maio de 2016, já foram dispensadas 93.364 embalagens de medicamentos no distrito de Porto no âmbito do Programa.

Além da campanha que irá decorrer nas farmácias aderentes entre 14 e 22 de dezembro, é ainda possível apoiar esta iniciativa a qualquer momento, através de:

– Transferência bancária para o IBAN: PT50003600009910593008559

– Via MBWAY: 932 440 068

Os doadores podem enviar comprovativo de transferência, nome e NIF para geral@dignitude.org, para que lhes seja enviado o recibo de donativo.

Esta é uma iniciativa apoiada pela Portugal Inovação Social, através de Fundos da União Europeia.

Farmácias Dê Troco a Quem Precisa – Porto

Farmácia Vila MeãAmarante
Farmácia VilalvaSanto Tirso
Farmácia VitalVila do Conde

Sobre a Associação Dignitude:

A Associação Dignitude nasceu no dia 4 de novembro de 2015, em Coimbra, onde está sedeada. É uma instituição particular de solidariedade social que tem por missão o desenvolvimento de programas solidários de grande impacto social, que promovam a qualidade de vida e o bem-estar dos portugueses. O abem:Rede Solidária do Medicamento é o primeiro Programa promovido pela Associação Dignitude.

São Associados Promotores a Cáritas Portuguesa, a Plataforma Saúde em Diálogo, a Associação Portuguesa de Indústria Farmacêutica e a Associação Nacional das Farmácias. Através de protocolos institucionais, juntaram-se ao projeto a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, a União das Misericórdias Portuguesas, a Associação de Farmácias de Portugal e a Associação Nacional de Municípios Portugueses.

São Embaixadores Dignitude: António Ramalho Eanes; Francisco Carvalho Guerra; João Gonçalves da Silveira; João Cordeiro; Maria de Belém Roseira.

Sobre o Programa abem:

O Programa abem: Rede Solidária do Medicamento é um projeto inovador, lançado pela Associação Dignitude. Tem como objetivo permitir o acesso, de forma digna, aos medicamentos prescritos a quem não tem capacidade financeira para os adquirir, cobrindo, no receituário, o valor não comparticipado pelo Estado.

O abem: assenta numa rede de parcerias que assegura o circuito solidário do medicamento. Qualquer pessoa em situação de carência pode ser referenciada ao programa pelas entidades locais, que vão desde juntas de freguesia e câmaras municipais, a IPSS e outras instituições da área social. Depois de referenciado, o beneficiário tem acesso ao Cartão abem:, bastando apresentá-lo numa farmácia abem: para poder adquirir os medicamentos comparticipados que lhe forem receitados. A despesa realizada é coberta pelo Fundo Solidário, 100% dedicado à co comparticipaçãode medicamentos dentro do Programa, alimentado por uma campanha permanente de angariação de fundos.

Informações adicionais:

Ana Santos :: 92 741 30 78 ::anasantos@lpmcom.pt

Raquel Murgeira :: 927 413 011 :: raquelmurgeira@lpmcom.pt

LPM Comunicação

Tel. 21 850 81 10

Ed. Lisboa Oriente, Av. Infante D. Henrique, 333 H – Escritório 49, 1800-282 Lisboa

www.lpmcom.pt