Serviço Municipal de Informação e Apoio ao Consumidor – SMIAC
Implementado à luz das atribuições e competências das Autarquias locais na defesa do consumidor, tem como objetivo informar, esclarecer e aconselhar os Munícipes sobre os seus direitos em situação de conflitos de consumo, provenientes da aquisição de bens e serviços. Trata-se de um serviço gratuito, com competência territorial limitada ao Município de Felgueiras.
A Constituição da República Portuguesa e a Lei de Defesa do Consumidor, Lei 24/96 de 31 de Julho, atribuem aos consumidores um conjunto de direitos.
Os DIREITOS atribuídos aos consumidores no ordenamento jurídico português podem agrupar-se da seguinte forma:
- Direito à protecção da saúde e segurança;
- Direito à qualidade dos bens ou serviços;
- Direito à protecção dos interesses económicos;
- Direito à prevenção e à reparação de prejuízos;
- Direito à formação e à educação para o consumo;
- Direito à informação para o consumo;
- Direito à representação e consulta;
- Direito à protecção jurídica e a uma justiça acessível e pronta.
Para além dos direitos, o consumidor tem que ter em conta determinados DEVERES, tais como:
- Consciência Crítica – O dever de estar alerta e de pôr em questão o preço e a qualidade dos artigos que todos nós consumimos.
- Acção – O dever de se defender, actuando no sentido de assegurar que faz um negócio justo quando faz uma compra.
- Preocupação Social – O dever de estar consciente das repercussões do nosso consumo sobre outros cidadãos, especialmente os grupos mais desfavorecidos, seja a nível local, nacional ou internacional.
- Consciência do Meio Ambiente – O dever de compreender as consequências ambientais do nosso consumo. Devemos reconhecer a nossa responsabilidade individual e social da conservação dos recursos naturais e protecção às gerações futuras.
- Solidariedade – O dever de se organizar em conjunto, como consumidor, para desenvolver a sua força e influência na promoção e protecção dos seus interesses.
Saber mais: www.consumidor.pt
Neste espaço, diversas questões relacionadas com o consumo são abordadas por juristas, do departamento jurídico da DECO, contribuindo para o esclarecimento dos consumidores.
- Consultório do Consumidor
Consultório do Consumidor
Pedi à lavandaria para lavar a seco umas peças (almofadas e tapetes). No entanto, quando fui levantá-las, a almofada tinha desaparecido e os tapetes vinham com as mesmas nódoas que tinham antes da lavagem e com manchas. A lavandaria refere ter cumprido com as instruções da etiqueta. O que posso fazer?
Ouvi nas notícias que tenho de mudar o meu contrato de fornecimento de electricidade, senão vou pagar uma multa. Isto é verdade?
Nas próximas férias estou a programar fazer algumas atividades ao ar livre. Que cuidados devo ter? Há alguma legislação que regule estas actividades?
Neste espaço pode consultar a última newsletter editada pelo Centro Europeu do Consumidor e alguns dos artigos, por referência temática, editados pela Revista Deco Proteste.
- DECO PROTESTE
DECO PROTESTE
É um consumidor? Tem um conflito de consumo?
Louça descartável de plástico tem os dias contados
Alerta: Serviços mínimos bancários - alterações ao regimo jurídico
Os problemas do consumo dizem respeito a todos, enquanto consumidores, por isso existe muita legislação geral e sectorial para garantir a sua concretização.
- CONTACTOS
Câmara Municipal de Felgueiras
Gabinete de Atendimento Municipal
Serviço de Apoio ao Consumidor
Telefone: 255 318 000
Fax: 255 318 179
E-mail: gmiac@cm-felgueiras.pt
- LOCALIZAÇÃO
GPS 41°21’56.1″N 8°11’53.0″W
Praça da República
4610-116 Felgueiras
Multimédia
Neste contexto de crise pandémica, em que muitos consumidores e famílias ficaram com o seu rendimento reduzido, o Município de Felgueiras e a DECO estão empenhados em ajudar os consumidores, garantindo uma maior proteção financeira às famílias do concelho e prestando aconselhamento especializado aos consumidores nas áreas do sobre-endividamento e combate a pobreza energética.
Notícias relacionadas: