O Centro Interpretativo está integrado na Divisão de Cultura e Serviços de Biblioteca, Arquivo e Património Cultural. Este centro é a pedra basilar do projeto de estudo, musealização e dinamização da estação arqueológica da Villa Romana de Sendim, congregando nas suas instalações as reservas de espólio arqueológico de vários sítios arqueológicos do concelho e o núcleo museológico do Povoado de Cimalha.
Navegue nas imagens para saber mais:
Villa Romana de Sendim
A Villa Romana de Sendim, assentamento de época romana ímpar na região do Entre-Douro-e-Minho, procura, através de uma musealização atraente e original, e da correta divulgação da informação científica recolhida em vários anos de trabalhos arqueológicos de campo, contribuir para o conhecimento da romanização desta região, ocupando assim um lugar de destaque no panorama da arqueologia do norte de Portugal.
Povoado de Cimalha
Os trabalhos arqueológicos no Povoado de Cimalha foram motivados pela construção da A11 (sublanço Guimarães-IP4). A intervenção arqueológica foi realizada por uma empresa especializada entre outubro de 2003 e fevereiro de 2005, de onde foi exumado um vasto conjunto de espólio constituído por mais de uma centena de vasos cerâmicos, alguns dos quais absolutamente intactos, de grande importância científica e patrimonial.
O Centro Interpretativo da Villa Romana de Sendim, aberto ao público desde 2003, para além da sua vocação voltada para a investigação científica, visa disponibilizar valências de natureza pedagógica através do seu Serviço Educativo e dos seus núcleos museológicos.
José Marcelo Mendes Pinto ─ Consultor Científico José Ribeiro ─ Arqueólogo Marlene Cunha ─ Assistente Técnica (Serviço Educativo)
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. Consentir com essas tecnologias nos permitirá processar dados, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamante certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.