Câmara Municipal de Felgueiras lança concurso para elaboração de projeto de novo Cemitério Municipal

A Câmara Municipal de Felgueiras lançou o concurso público para a elaboração de projeto, de novo Cemitério Municipal.

O equipamento, cujo investimento rondará os 3 milhões de euros, será implementado na encosta de Santa Quitéria, freguesia de Margaride, nas imediações do cemitério existente.

O presidente da Câmara, Nuno Fonseca sublinha que a execução desta obra tem sido uma das principais preocupações do executivo dada a delicadeza do assunto: “é uma obra ansiada há mais de 20 anos e à qual agora se pretende dar forma”. O autarca sublinha que esta “é uma obra pensada para garantir resposta durante várias décadas”.

Nuno Fonseca adianta ainda que “Paralelamente à criação deste espaço, estão também a ser trabalhados projetos em articulação com as Juntas de Freguesia que preveem a ampliação de alguns cemitérios que carecem urgentemente de intervenções”.

Refira-se que o processo para a construção do cemitério iniciou com este executivo em 2018, com a aquisição de terrenos para a sua implantação e para a execução do parque verde de St.ª Quitéria.

A obra de ampliação do Cemitério Municipal, prevê a construção de um edifício de apoio – instalação de complexo funerário com serviços administrativos e elevador, capelas de velório, sala de tanatopraxia, sala de repouso, sanitários públicos, capela de cremação, sala de entrega de cinzas e sala de despedida/capela com forno crematório; de espaços de inumação dos cadáveres com sepulturas, jazigos, gavetões para corpos, ossários e cinzas, e por último espaços verdes de enquadramento e acessos pedonais, de veículos funerários e de emergência e de manutenção.

A entrega de propostas para o concurso público, decorre até ao próximo dia 28 de janeiro de 2021.

Documentação para consulta e download