Escola Básica e Secundária de Airães distinguida por apresentar um dos melhores jornais escolares nacionais

A Escola Básica e Secundária de Airães está na lista de vencedores do Concurso Nacional de Jornais Escolares, promovido pelo jornal PÚBLICO, através do projeto “PÚBLICO na Escola”.

O estabelecimento de ensino do concelho de Felgueiras obteve o prémio Incentivo – 1º lugar no indicador de equidade do ranking criado, este ano, pelo Ministério da Educação. Perante a análise deste novo indicador, consideram que  a escola de Airães é a que mais ajuda os alunos de contextos mais vulneráveis a terem sucesso.

A vereadora da Educação, Ana Medeiros, felicitou todos os que participaram no projeto: “É com regozijo que vemos o Agrupamento de Escolas de Airães a ser novamente reconhecido pelos melhores motivos. Parabéns a todos os que direta e indiretamente estiveram envolvidos no projeto”.

O prémio Incentivo destinou-se ao jornal “O Riscado”, do Agrupamento de Escolas de Airães.

Na candidatura a este prémio a escola menciona que “durante anos, era via Facebook que se divulgavam as notícias e atividades, até que, este ano letivo, na sequência de mais um ano de pandemia, houve uma maior necessidade de implementar a aproximação, de divulgar junto da comunidade educativa o que ia acontecendo na escola, contribuindo para mitigar o isolamento. Assim, surgiu a ideia de enviar notícias, implementando-se, num Domínio de Autonomia Curricular (DAC), o envio de cartas e postais a idosos e pessoas mais vulneráveis na comunidade, principalmente em datas festivas.”

Criou-se então uma newsletter de publicação mensal, “que foi sendo gradualmente melhorada, aparecendo depois o jornal digital, ligando a comunidade em torno das comemorações dos 20 anos da EB/S de Airães”.

O Prémio Incentivo faz parte do grupo de Prémios Especiais, todos no valor de 500 euros, mas é o único que dá também direito a um workshop “Como fazer um jornal”, da responsabilidade do PÚBLICO na Escola. Os outros três prémios especiais têm como destinatários o jornal Mar da Palha (melhor reportagem), a revista de divulgação científica BioHeitor (melhor trabalho de Ciência) e a revista de arte Ponto (melhor design gráfico).