Exposição “Juntos pelo Planeta” no átrio da Câmara Municipal de Felgueiras

No âmbito da iniciativa “Hora do Planeta 60+”
Exposição “Juntos pelo Planeta” no átrio da Câmara Municipal de Felgueiras

O Município de Felgueiras associou-se à iniciativa “Hora do Planeta 60+” e, para salientar a importância da educação ambiental, convidou os estabelecimentos de educação e ensino do concelho integrados no Programa Eco Escolas a dar vida à Exposição “Juntos pelo Planeta”. A exposição apresenta um conjunto de trabalhos originais, criativos e que evidenciam a diferente “roupagem” na simples reutilização de resíduos, com vista ao alertar a consciência coletiva para a adoção de comportamentos promotores do consumo sustentável e podem ser apreciados no átrio do município até ao dia 30 de março.

Na verdade, o consumo sustentável está diretamente relacionado com o nosso estilo de vida e com a nossa atitude enquanto consumidores. É fundamental que todos tenhamos consciência de que são os comportamentos e opções de “hoje” que ditarão a qualidade de “vida” do planeta que deixamos para um “amanhã” não muito longínquo. Está nas mãos de cada um de nós promover uma verdadeira ecocidadania planetária.

São pequenos gestos como esta exposição e os trabalhos que ela apresenta que pretendem lembrar que a responsabilidade e o compromisso ambiental deverá ser de todos e para todos.

Aqui deixamos o nosso reconhecimento à comunidade educativa da Escola Básica de Caramos, Escola Básica de Santão, Escola Básica Vila Cova da Lixa, Escola Básica de Macieira da Lixa, Jardim de Infância da Lixa, a Escola Secundária de Felgueiras e a Escola Básica e Secundária de Idães.

Desejamos que a Exposição “Junto pelo Planeta” seja o primeiro passo de muitos que daremos em conjunto para a construção de um planeta ambientalmente mais saudável.

Hora do Planeta é um evento organizado pela WWF (World Wide Fund for Nature) cujo objetivo central é chamar a atenção para a necessidade urgente da preservação da biodiversidade e da promoção da sustentabilidade. É um movimento global que reúne milhões de pessoas por todo o mundo e em que simbolicamente todos são convidados a desligar as luzes durante uma hora, como forma de afirmação do seu compromisso em defesa do Planeta Terra.

O Município de Felgueiras associa-se, à iniciativa Hora do Planeta 2019 e apaga as luzes, no dia 30 de março, entre as 20h30 e as 21h30, numa ação simbólica em defesa do ambiente.