Inauguração do Centro Intergeracional da Lixa

Foi inaugurado no passado domingo o Centro Intergeracional da Lixa, um espaço que promete ser ponto de encontro de diversas gerações na fruição das atividades previstas.

“Todos são valorizados: todas as experiências, todos os saberes, todas as inocências. Esta é a vossa casa! Sejam bem-vindos!”. Foi assim que Nuno Fonseca, presidente da autarquia felgueirense, deu o pontapé de saída na cerimónia de inauguração que assinalou o Dia Internacional da Família. O Centro Intergeracional terá uma programação inclusiva que colocará em contacto as diversas gerações como forma de garantir uma aprendizagem e interação entre toda a comunidade.

Para além das atividades programadas, o Centro estará aberto diariamente ao público para fruição dos meios e equipamentos lá disponíveis. “É um espaço onde todos se devem sentir confortáveis e onde todos conversam e interagem de forma saudável”, acrescentou o Presidente da Câmara.

O Centro Intergeracional reveste-se de caráter inovador na medida em que agrega num mesmo espaço descontraído fatores de aprendizagem e lazer para todas as faixas etárias, promovendo a interação e a intervenção como agentes ativos na dinamização das próprias atividades.

O evento marcou ainda o lançamento de dois projetos do Orçamento Participativo Jovem que estiveram pendentes devido à situação pandémica: a Includoteca – que garante uma oferta variada de jogos de tabuleiro que pretendem desafiar todos a largar o telemóvel; e o ciclo de concertos musicais “De nós para vós”, que promete levar música executada por artistas felgueirenses a todas as freguesias do concelho.

A reconversão do espaço inaugurado foi cofinanciada pelo Programa Operacional NORTE2020, Portugal 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional FEDER.

A intervenção do agora Centro Intergeracional da Lixa contemplou a reabilitação integral do edifício com a transformação e modernização do mesmo, com intervenções nas fachadas e coberturas e os necessários ajustes e reorganização do espaço interior com vista à adaptação ao novo uso.