Fechar Menu
Abrir Menu

Cuidadores informais dispõem de uma linha de apoio psicológico

A Europacolon Portugal lançou uma Linha de Apoio Psicológico destinada aos cuidadores informais, a qual está disponível desde o dia 01 de setembro.

Esta linha funciona de segunda a sexta-feira, ao longo de seis meses, entre as 10h00 e as 12h00 e as 15h00 e as 18h00, através dos números 960 199 759 ou 808 200 199 (este número com custo de chamada local), conta com o apoio de profissionais na área da psicologia, a quem caberá dar resposta às questões colocadas pelos cuidadores, num espaço onde podem partilhar as suas emoções e dificuldades psicológicas, ou apenas desabafar.

Esta é uma iniciativa com apoio da Merck, no âmbito do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais, monitorizada pela Europacolon.  

A Europacolon Portugal há muito que se dedica ao apoio aos cuidadores informais nomeadamente com o projeto Connect para cuidadores de pessoas com doença oncológica, mas esta nova Linha está disponível para cuidadores que apoiem qualquer pessoa, com qualquer tipo de doença crónica, oncológica, neuromuscular, mental, pediátrica, pessoas em convalescença e até durante algum processo de luto.

De acordo com os dados do estudo feito em janeiro passado, que foi ouvir o que tinham a dizer os cuidadores informais sobre a sua saúde mental e bem-estar psicológico, 78% dos inquiridos admitiam ter sentido, em algum momento da sua vida de cuidadores, necessidade de apoio psicológico. E 84% partilhavam o desejo de ter esse tipo de apoio através de uma linha telefónica com profissionais especializados.