Fechar Menu
Abrir Menu

FELGUEIRAS | AÇÃO SOCIAL ESCOLAR – ANO LETIVO 2021/2022

No próximo ano letivo, que agora se começa a programar, o município diversifica, alarga e aumenta os apoios para a educação e formação.

A par do que tem sido o reforço gradual e progressivo dos investimentos na área da educação, para o próximo ano letivo prevê-se um aumento de 30% do valor dos apoios da ação social escolar e alargar os apoios a mais cerca de 15% dos alunos.

Os apoios aos alunos da rede pública de ensino, variam de acordo com os níveis de ensino de escolaridade obrigatória e o escalão de rendimentos.

Os apoios serão atribuídos através da medida “ Cheque Escolar” que permite a opção entre “Kit cadernos de atividades”, “kit de material escolar”, “kit de material de desporto”, permitindo às famílias optar pelo apoio que melhor responde às suas necessidades.

À semelhança de anos anteriores, os encarregados de educação poderão ainda inscrever os seus educandos nas medidas “ Refeições Escolares” e “Prolongamento de Horário”.

Brevemente serão publicadas orientações sobre a forma e o período de inscrições em que poderão ser submetidas as candidaturas.

Os apoios relacionados com “Lanche Escolar”, “Fruta e Leite Escolar” e “Visitas de Estudo” são operacionalizadas diretamente com os agrupamentos de escolas, continuarão em vigor para todos os alunos dos Jardins de infância e 1º Ciclo do Ensino Básico, sem necessidade de inscrição prévia.

Mantem-se ainda a gratuitidade do “ Transporte Escolar” para todos os alunos que cumpram os requisitos e estejam abrangidos pela escolaridade obrigatória.

Por último, mas não menos importante, em 2021/2022, está prevista a continuidade das “Medida de Apoio para o Ensino Artístico” através da celebração do Protocolo de Colaboração com o Conservatório de Música de Felgueiras e das “Bolsas de Estudo para o Ensino Superior”.

Nuno Fonseca realça que “Diversificar, alargar e aumentar o valor dos apoios a atribuir, num ano particularmente difícil como este, devido aos efeitos da pandemia no tecido social, será mais uma resposta que permitirá dar continuidade ao trabalho de consolidação dos eixos da educação e formação enquanto pilares estratégicos do desenvolvimento social e económico concelhios.”