O Município de Felgueiras passou a integrar, desde o dia 24 de fevereiro, o Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, que é uma associação transfronteiriça composta por 39 municípios do Norte de Portugal e da Galiza e que trabalha em prol do desenvolvimento económico, social, cultural, científico e tecnológico das cidades e regiões que lhe pertencem.
Na primeira reunião de trabalho, o presidente da Câmara Municipal, Nuno Fonseca, fundamentou a integração de Felgueiras nesta associação, mencionando que “as suas premissas enquadram-se no plano estratégico do município e vêm fortalecer o nosso projeto, nas medida em que esta aliança nos dará a conhecer melhor e tornar-nos-á mais fortes. Desta forma, tornar-nos-emos mais competitivos.
Por sua vez, a presidente do Eixo Atlântico e alcaldesa de Lugo, Lara Méndez, mencionou que se pretende que o Eixo Atlântico “continue a crescer em projetos, e sempre com uma visão clara de futuro para que os municípios e as províncias que compõem a Eurorregião tenham ferramentas analíticas de trabalho realmente úteis face aos desafios que se avizinham, sempre – acrescentou – com os objetivos de sermos mais competitivos para alcançar maior desenvolvimento económico nos nossos territórios, alcançar uma sociedade mais justa e equitativa, com menos desigualdades sociais e promover transformações urbanas para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, sendo proativos na luta contra as alterações climáticas, sabendo que as ações de hoje serão a garantia de futuro para as gerações de amanhã”, concluiu ainda a alcaldesa Lucense.
Lara Méndez adiantou que, durante os trabalhos, a entidade vai preparar as candidaturas do Eixo Atlântico às convocatórias de fundos europeus nos moldes anteriormente definidos e vai continuar a informar sobre os novos programas financeiros da UE, mantendo um canal permanente de comunicação com Bruxelas.
Obtenha mais informação aqui: O Eixo Atlântico continua a crescer com a incorporação de três novas cidades (eixoatlantico.com)