Felgueiras pioneiro na área da Proteção Civil na região do Tâmega e Sousa

Após ter sido aprovada uma candidatura ao “NORTE-04-2114-FEDER-000561” com o Projeto “MODERNIZAÇÃO DO CENTRO MUNICIPAL DE PROTEÇÃO CIVIL DE FELGUEIRAS”, este município irá ter um Centro Municipal de Proteção Civil de Excelência, com uma estrutura e equipamentos únicos em toda a região do Vale do Sousa e Baixo Tâmega.

Segundo o Vereador da Proteção Civil, Dr. Fernando Fernandes, o Município de Felgueiras está consciente de que com a implementação deste projeto, o novo Centro Municipal de Proteção Civil passará de forma eficiente a suportar toda a estrutura local de proteção civil, dotado de recursos tecnológicos para albergar e apoiar a Comissão Municipal de Proteção Civil nas suas competências de coordenação institucional, assim como na coordenação operacional, estando igualmente preparado para servir as funções de uma organização diferenciada em situação de acidente grave ou catástrofe, por via da ativação do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil.

Pretende-se assim que se potenciem recursos, evitando duplicação de estruturas e que se monitorize em permanência a área do município de Felgueiras.
A monitorização do território do concelho permitirá informar atempadamente o Presidente da Câmara Municipal de todas as situações que possam resultar num problema de proteção civil.

A presente operação prevê um conjunto de investimentos que permitirão responder de forma eficiente às necessidades atuais, designadamente com a aquisição de equipamentos, sistemas de monitorização, informação, tecnológicos, material e software.
Brevemente serão adquiridas Torres, antenas de comunicação e câmaras de vigilância que constituirão um suporte fundamental não só ao apoio ao combate como à prevenção da criminalidade relativa aos fogos rurais.
Com a aprovação desta candidatura, Felgueiras poderá afirmar, com orgulho, que na região no Vale do Sousa e do Baixo Tâmega irá ter uma infraestrutura (instalações e equipamentos) de apoio à proteção civil única, que rivaliza com o que de melhor se faz nos municípios a nível nacional.”