Festival do Pão de Ló X mostra internacional de doces tradicionais atrai milhares de visitantes até Felgueiras

A 10ª Edição do Festival do Pão de ló – X Mostra Internacional de Doces Tradicionais decorreu no fim-de-semana dos dias 13 e 14 de abril, na Praça Dr. Machado de Matos, em Felgueiras.

Milhares de visitantes encheram o certame para apreciação e degustação das várias variedades de Pão de Ló, doces, vinhos licores provenientes de várias regiões de Portugal e de 12 países representados.

No sábado, dia 13 de abril, na cerimónia de inauguração do evento, estiveram presentes, entre outros, Nuno Fonseca e o executivo municipal, o presidente da Assembleia Municipal de Felgueiras, José Campos, e o presidente da Entidade do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins.

Durante a cerimónia, o presidente da Câmara Municipal, Nuno Fonseca, explicou que, o Festival do Pão de Ló “está no centro da cidade por uma questão logística, e de facilidade de circulação para os visitantes”, no entanto, o autarca lembrou que o programa foi cuidadosamente pensado e estruturado de forma a que não se perdesse a referência histórica e cultural do Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro. A X edição deste Festival do Pão de Ló iniciou com um concerto do coro Vocal Art Ensemble, e encerrou com um concerto de órgão levado a cabo pelo maestro Rui Soares. Ambos os concertos encheram o Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro de calor humano e representaram momentos de elevada qualidade musical.

Nuno Fonseca felicitou os produtores de Felgueiras que estiveram no certame e sublinhou a internacionalização do festival “com a representação de 12 países que vieram enriquecer a mostra”.

O presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, realçou o sucesso desta iniciativa que “alia a cultura, os vinhos e a gastronomia e divulga o concelho e a região”, tendo ainda referido que “Felgueiras contribuiu este fim de semana para a promoção da região”.

A cerimónia foi iniciada com uma Recriação Histórica “Entrega da Mercê de Fornecedora da Casa Real a Leonor Rosa da Silva”, onde participaram representantes dos ranchos folclóricos concelhios, seguindo-se a visita aos expositores.

O embaixador do evento, Miguel Gameiro, músico e chef, deleitou os presentes com momentos de degustação gastronómica e musical, de grande qualidade e sofisticação.

No domingo, 14 de abril, os mais novos irradiaram sorrisos de felicidade e boa disposição durante os mini shows do Ruca.

A Conferência “A Importância do Pão de Ló no contexto da Identidade Cultural”, mediada por Luísa Santos, bloguer e escritora de várias obras dedicadas a gastronomia portuguesa, permitiu um interessante momento de interculturalidade, onde se discutiram vários assuntos relacionados com a origem, os segredos, e os caminhos de desenvolvimento futuro das várias receitas de pão de ló.

A tarde terminou com um showcoking foi dinamizado pelo salão de chá Chocolate & Canela que antecedeu o concerto de encerramento no Mosteiro de Pombeiro.

Durante todo o fim de semana, na Praça, todos os visitantes puderam degustar e comprar vários tipos de pão de ló, cavacas, lérias, ovos moles, licores, chocolates, amêndoas, provenientes de vários pontos de Portugal Continental e Ilhas: Vizela, Ovar, Amarante, Alfeizerão, Castelo de Paiva, Santa Maria da Feira, Trofa, Aveiro, Lamego, Santarém, Évora, Cabeceiras de Basto, Barcelos, Arouca, Braga, Arcos de Valdevez, Vila Nova de Famalicão, Açores e Madeira.

Houve também, outros doces típicos de vários países que estiveram representados nesta mostra internacional: Espanha, Japão, Polónia, Colômbia, França, Brasil, Venezuela, India, Cabo Verde, Angola, São Tomé e Príncipe e Guiné Bissau.

O vinho verde de Felgueiras e o tradicional vinho do Porto, excelentes combinações com qualquer um dos doces presentes no certame, também marcaram presença.

De 12 a 14 de abril, o monumento mais emblemático da Rota do Românico, o Mosteiro de Pombeiro, declarado Monumento Nacional em 1910, teve portas abertas ao público, com visitas guiadas para turistas, que puderam simultaneamente usufruir da iniciativa “Fins de Semana Gastronómicos”, que proporcionaram aos visitantes, fabulosos descontos no alojamento local e jantares de degustação com gastronomia típica regional.