Decorreu na passada Sexta-feira uma sessão de capacitação para psicólogos/as escolares e psicólogos/as do ACeS sobre Saúde Mental.
A medida resulta de um protocolo estabelecido com as ASPESM – Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental e visa dotar os/s psicólogos/as de ferramentas para intervirem ao nível da saúde mental na comunidade escolar e na comunidade, em geral.
“Esta iniciativa está inserida num projeto maior de promoção da Saúde Mental no concelho, que teve início ainda antes da pandemia com a produção, em parceria com outras entidades, da curta-metragem “No limiar do pensamento” e com a dinamização de uma sessão de “E o resto é conversa…” sobre a temática da saúde mental”. Contudo, com a pandemia, vimo-nos obrigados a suspender algumas das atividades previstas mas que agora estamos em condições de retomar.
A pandemia veio, por seu lado, chamar mais a atenção para a questão da saúde mental e tornar mais urgente a intervenção nesta área.
Vamos, por isso, começar pelas escolas, intervindo junto dos/as jovens que não só tiveram que enfrentar o confinamento como adaptar-se a um sistema de ensino totalmente novo, ao mesmo tempo que isso os isolava do contacto social. Esse isolamento deixou marcas e queremos fazer os possíveis, em conjunto com as escolas e a ASPESM, para minorar essas consequências.