Navegue nas imagens para saber mais:
Cruzeiro do Couto ou Passal
O cruzeiro do Couto de Pombeiro ou Passal enquadra-se na tipologia de cruzeiros paroquiais que, tinham por finalidade assinalar os limites físicos da paróquia, sendo um dos importantes símbolos de jurisdição paroquial.
Constituindo um dos mais antigos cruzeiros do concelho, provavelmente da primeira metade do século XVII, ainda hoje mantém a sua função, assinalando o início da alameda sacralizada, conjuntamente com a Fonte de Santa Bárbara e as Capelas do Senhor, de acesso ao Mosteiro de Pombeiro.
A sua importância patrimonial levou a sua classificação como Imóvel de Interesse Público (IIP) em 9-11-1962 (Decreto n.º 44 675, DG n.º 258).
- LOCALIZAÇÃO
GPS 41°22’57.7″N, 8°13’32.4″W
Adro do Mosteiro de Pombeiro
Felgueiras
Igreja do Salvador do Unhão
Excelente testemunho do românico nacional, a Igreja do Salvador do Unhão, destaca-se pela cronografia que encerra e preserva na sua estrutura. Das vivências iniciais desta igreja podemos testemunhar o início do culto através da inscrição de dedicação, celebrada pelo arcebispo de Braga D. João Peculiar em 28 de janeiro de 1165, e identificar o mestre de obra, Magister Sisaldis.
O portal ocidental, do século XIII, celebra a beleza da escultura românica com os seus capiteis com decoração vegetalista. Ainda no exterior são perfeitamente identificáveis as remodelações operadas em época moderna, onde as novas construções alteram profundamente a morfologia do edifício medieval, apesar de muitas delas conviverem lado a lado até hoje, como é o caso da cachorrada e as frestas convivem com as janelas retangulares de época moderna.
No interior vivenciamos as marcas ditadas pelas novas exigências litúrgicas preconizadas na reforma tridentina, mais iluminado, com retábulos em talha de estilo nacional, púlpito singular e a singular imagem de Nossa Senhora do Leite em calcário policromado.
Esta igreja está classificada como Imóvel de Interesse Público desde 5 de janeiro de 1950.
- LOCALIZAÇÃO
GPS 41°18’44.0″N 8°14’10.4″W
Igreja do Salvador de Unhão, Unhão, Felgueiras
Igreja do São Vicente de Sousa
A igreja de São Vicente de Sousa ainda preserva muito do seu programa construtivo da Idade Média, onde não podemos deixar de salientar o arcossólio do século XII, o portal ocidental e a base da torre sineira, onde ainda podemos admirar um belo portal da época.
As inscrições exteriores balizam todos os seus momentos e vivencias, desde a Idade Média até a época Moderna. A inscrição da construção do arcossólio, a inscrição comemorativa da dedicação caracterizam a sua construção e evolução na Idade Média, enquanto a inscrição da parede sul nos indica o eventual patrocinador das remodelações da Idade Moderna.
A austeridade exterior da construção pétrea é interrompida pela beleza dos ornatos do portal ocidental e da sua fachada. No interior são os retábulos dos altares e do teto em caixotões pintados que mais impressionam, pela beleza e pela iconografia que representam.
Esta igreja está classificada como Monumento nacional desde 29 de setembro de 1977.
- LOCALIZAÇÃO
GPS 41°20’38.0″N 8°14’54.7″W
Igreja de São Vicente de Sousa, Sousa, Felgueiras
Igreja de São Mamede de Vila Verde
Pequeno templo do românico tardio de expressão rural que ainda hoje encerra na sua estrutura muito dos seus elementos arquitetónicos, pintura mural e testemunhos sepulcrais, de onde se salientam dois sarcófagos de tampa monolítica de duas águas, correspondentes ao período da sua construção, finais do século XIII.
Beneficiando de ser uma igreja de apresentação do Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, as suas reformulações e adornos acompanham as obras perpetradas no cenóbio, até a extinção das ordens religiosas em 1834.
Esta igreja está classificada como Monumento de Interesse Publico desde 24 de dezembro de 2012.
- LOCALIZAÇÃO
GPS 41°18’17.5″N 8°10’54.8″W
Rua de S. Mamede
Vila Verde, Felgueiras
Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro
O Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro foi um dos mais importantes mosteiros beneditinos do Entre-Douro-e-Minho do século XII até a extinção das ordens religiosas em 1834 e, que ainda hoje encerra um grande legado da sua história.
Fundado na segunda metade do século XI, o cenóbio e a igreja, possuem ainda hoje as marcas dos vários períodos que atravessou: elementos de época românica (absidíolos, portal ocidental, rosácea) de finais do século XII e XIII; a intensa recuperação e reedificação de época moderna após a ruína e declínio do mosteiro do século XIV ao século XVI (claustro, talha, pinturas, etc.); a destruição perpetrada pelas tropas de Loison nas invasões Francesas (1809) onde o mosteiro foi praticamente destruído tendo-se preservado a igreja marcadamente setecentista; as marcas de reedificação e reconstrução iniciadas após as invasões Francesas e que não foram concluídas devido a extinção das ordens religiosas em 1834.
Este monumento está classificado como Monumento Nacional desde 16 de julho de 1910.
- LOCALIZAÇÃO
GPS 41°22’57.7″N 8°13’32.4″W
Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro
Pombeiro de Riba Vizela, Felgueiras
Igreja de Santa Maria de Airães
Santa Maria de Airães, na atualidade, ostenta as várias fases da sua vivencia ditadas pela influência dos seus padroados. A sua construção poderá remontar a finais do século XI, no entanto hoje apenas podemos deslumbrar marcas da sua reformulação de finais do século XIII ou início do século XIV e da sua ampla transformação em época moderna.
Esta igreja terá sido padroado de nobres e apresentação do Arcebispo de Braga no século XIII, passando a ser padroado régio vinculado a Ordem de Aviz em 1394 até que a partir de 1517 foi comenda da Ordem de Cristo. A importância de cada um destes patronos foi patenteada pelas diversas fases construtivas e de remodelação que deram forma ao templo que hoje vemos.
Esta igreja está classificada como Monumento Nacional desde 29 de setembro de 1977.
- LOCALIZAÇÃO
GPS 41°18’54.3″N 8°11’55.3″W
Rua de Santa Maria, Airães, Felgueiras, Porto